Na sexta-feira (11) a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) em acabar com o cartão postal de Barra do Rocha, noticiada pelo barrochense José Arthur Ramos Costa, esposo da vice-prefeita Vera Lúcia Franco Ramos Costa e popularmente conhecido como Sr. Zequinha, tem causado indignação à comunidade da pacata cidade  de pouco mais de 6 mil habitantes.
Segundo Zequinha, o órgão federal, agora com a força do Ministério Público obriga a derrubada de todos os eucaliptos plantados à beira da BR 330, nas proximidades da Fazenda Amaralina, um cenário verde (cartão de visita) existente na entrada do município.
Zequinha revelou que há cerca de 2 anos atrás já houve uma inspeção do DNIT no local, onde fiscais deram ordem de tirar todas as árvores em até 15 dias. Entretanto, o mesmo chegou a participar de audiência na Justiça Federal em Jequié, onde na época o Juiz de Direito, Dr. Francisco, apesar de seguir a decisão mostrou-se sensível com a situação, prometendo enviar um funcionário para nova inspeção em 60 dias, onde seria determinada quais árvores poderiam ser mantidas.
O tempo passou e a visita nunca aconteceu… quando, para surpresa do agrônomo Zequinha, na quinta-feira (10), chega a triste e ainda mais ferrenha noticias sobre os eucaliptos que até o momento nunca prejudicaram pedestres ou motoristas na referida BR:  As árvores deveriam ser derrubadas o mais rápidamente possível.
A comunidade já se manifestou contrária a ordem do órgão federal, tendo o apoio do gestor municipal e meios de comunicação locai.
( Lauro Elísio – Blog Barra do Rocha News )