Obras na BR-116: Otto cobra fim de contrato e diz que agências têm ‘ambiente de traficância’
Após
ficar mais de uma hora preso em um engarrafamento de 20 quilômetros na
BR-116, na altura do município de Feira de Santana, devido a obras de
recapeamento em um trecho de cerca de 30 metros, na manhã deste sábado
(14), o governador em exercício, Otto Alencar, cobrou o rompimento do
convênio do governo federal, via Agência Nacional dos Transportes
Terrestres (ANTT), com a concessionária Via Bahia. Secretário de
Infraestrutura do Estado, ele comparou a situação nas rodovias
administradas pela empresa à antiga gestão do ferry boat, em que ele
mesmo denunciou a companhia TWB ao Ministério Público e antecipou o fim
do contrato. “Há uma complacência na fiscalização da ANTT que cheira
mal. Eu já teria denunciado a caducidade do contrato há muito tempo. Não
há planejamento algum e capacidade para fazer uma obra rapidamente sem
causar transtornos ao cidadão. A Via Bahia já deu todos os motivos para
ser denunciada: a cratera na BR-324, que daqui a pouco vai chegar a nove
meses de gestação, não concluiu a duplicação das rodovias, não fez em
tempo as obras do anel viário de Feira de Santana... É intolerável”,
protestou. Na sua avaliação, a culpa do problema é a “centralização do
poder” das agências fiscalizadoras no Distrito Federal, controladas por
“gente que tem mandato”. “Elas deviam ser estaduais. E não é só a ANTT
não. Essas agências têm diretores que vivem em Brasília divorciados da
realidade. Eles se elegem pelo voto dos parlamentares, prometem mundos e
fundos, depois sentam na cadeira e ficam completamente desligados. A
antessala dos gabinetes é um ambiente de traficância”, disparou Otto, em
relação à sabatina de aprovação dos nomes pelo Congresso Nacional.
Atualmente, o diretor-geral da ANTT é Jorge Luiz Macedo Bastos, indicado
pelo PMDB de Minas Gerais – foi assessor do senador Hélio Costa e seu
suplente, Wellington Salgado.(Fonte: Bahia noticias)
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