ONU recorda Mandela como “defensor global da dignidade e igualdade”
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
“Um extraordinário defensor global da dignidade e igualdade e um dos líderes mais emblemáticos e inspiradores do nosso tempo”. Com estas palavras, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, celebrou hoje a passagem do Dia Internacional de Nelson Mandela, neste 18 de julho.
Se estivesse vivo, o ex-presidente da África do Sul e ícone da luta contra o apartheid completaria 101 anos nesta quinta-feira. Primeiro presidente da África do Sul livre e democrática, Nelson Rolihlahla Mandela morreu em 2001, 20 anos após receber o Prêmio Nobel da Paz.
A comemoração do Dia Internacional de Nelson Mandela foi proclamada há uma década pela Assembleia Geral da ONU. O objetivo é celebrar a proteção dos direitos humanos, a igualdade entre raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade.
O ativista (Nelson Mandela) que combateu o regime do apartheid e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul é celebrado hoje em todo o mundo - José Cruz/Agência Brasil |
“Coragem e compaixão”
Segundo a mensagem divulgada pelo chefe da ONU, Nelson Mandela “exemplificou coragem, compaixão e compromisso com a liberdade, paz e justiça social”. Guterres realçou ainda que o líder “viveu por esses princípios e estava preparado para sacrificar sua liberdade e até mesmo sua vida por eles.”
O secretário-geral afirmou que os apelos de Nelson Mandela pela coesão social e pelo fim do racismo são particularmente relevantes hoje, quando “o discurso do ódio lança uma sombra crescente em todo o mundo”. Para Guterres, aqueles que trabalham coletivamente pela paz, estabilidade, desenvolvimento sustentável e direitos humanos para todos, devem sempre recordar o exemplo de Mandela.
A mensagem ressalta que o melhor tributo ao ex-líder deve ser demonstrado por ações. O chefe da ONU destaca que o recado de Mandela para o mundo é claro: “cada um de nós pode agir para promover mudanças duradouras. Todos nós temos o dever de fazê-lo”. No dia de reflexão sobre a vida e obra de Mandela, o apelo de Guterres é que o mundo abrace o legado do ex-presidente, bem como a aspiração de seguir o seu exemplo.
Brasília comemora
Na capital brasileira, foi feito um plantio de árvores nativas em um parque ecológico como parte das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela. A atividade foi realizada com a participação de diplomatas da Embaixada da África do Sul e representantes do Instituto Brasília Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.
“Agradecemos a oportunidade de celebrar Nelson Mandela, que dedicou a sua vida ao serviço da humanidade e por uma África do Sul livre. Somos, também, gratos em poder promover essa ação como forma de homenageá-lo”, disse o secretário-geral do Brasília Ambiental, Thiago Mendes.
* Com informações da ONU News
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
-
▼
2019
(3140)
-
▼
julho
(361)
-
▼
jul. 18
(18)
- Ipiau: 55ª CIPM realiza formatura do Proerd
- Ipiaú: Polícia Militar prende homem com moeda fals...
- Operação conjunta da CIPE/CENTRAL e 55ª CIPM resul...
- Diretoria de Cultura se movimenta em mais uma boa ...
- Veículo furtado e com placa clonada de Ipiaú é rec...
- Ipiaú: Suspeito de tráfico de drogas morre em oper...
- Mais de 11 mil famílias pediram desligamento do Bo...
- ONU recorda Mandela como “defensor global da digni...
- Policiais Militares Fazem entregas de peças de rou...
- Lista de espera do ProUni já está disponível para ...
- Ipiaú: Polícia Militar prende dupla por tráfico de...
- Brasil pode sofrer sanções internacionais com deci...
- Procurador da força-tarefa no Rio vê ‘momento mais...
- Liberação do FGTS pode dar fôlego à economia e ele...
- Caso Odebrecht avança no Peru, mas trava na região
- Ex-comandante geral e subtenente reformado da PM d...
- Incêndio criminoso deixa ao menos 13 mortos em est...
- Cade investigará suposta formação de cartel em obr...
-
▼
jul. 18
(18)
-
▼
julho
(361)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)