SAC de Ipiaú disponibiliza emissão de Carteira de Trabalho
Antes da gestão da Prefeita Maria das Graças Mendonça, era com muita dificuldade que o cidadão ipiauense conseguia a documentação exigida pelos órgãos empregatícios. Tinha que se deslocar até Jequié, Itabuna, Ilhéus ou outros centros. Isso implicava na perda de tempo e maiores gastos monetários.
O bom relacionamento da prefeita com o Governo do Estado, colocou um ponto final nessa situação vexatória.
Maria conseguiu que fosse instalado uma unidade do Ponto SAC em Ipiaú. O posto vem atendendo, diariamente, centenas de pessoas, residentes nesta cidade e municípios circunvizinhos.
Agora, o trabalhador adquire Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com muito mais facilidade do que antigamente.
Agora, o trabalhador adquire Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com muito mais facilidade do que antigamente.
Basta ir no Ponto SAC, localizado na Praça Rui Barbosa, centro da cidade, portando um documento oficial de identificação que tenha nome; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão; CPF; Comprovante de residência com
CEP; Comprovação do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento.
Se for separado, divorciado ou viúvo, isso deve estar anotado no documento.
Se for separado, divorciado ou viúvo, isso deve estar anotado no documento.
A carteira de trabalho é o único documento oficial a reproduzir, esclarecer e comprovar a sua vida funcional. Além de garantir ao empregado direitos trabalhistas como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado, seguro-desemprego, aposentadoria, FGTS.
Para tirar a Carteira de Trabalho é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade e ser brasileiro nato ou naturalizado.
Os estrangeiros precisam se enquadrar em alguma modalidade passível de solicitação da carteira de trabalho. Para cada modalidade há características e exigências específicas (principalmente em relação aos documentos) que devem ser consultadas no endereço.
“Nossa cidade ficou bastante tempo sem tirar o documento e isso nos deixava desanimados. Agora, graças ao prestigio da nossa prefeita, vivemos melhores momentos. Ficou bem mais fácil fazer a emissão dos documentos que tanto precisamos”, argumentou o cidadão Cristiano Santos, residente na Avenida São Salvador. (José Américo Castro / Dircom Prefeitura)
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