Produtores de Ipiaú contarão com a certificação do Serviço de Inspeção Municipal-“SIM”-.
A exemplo de outros municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas ( Cimurc), Ipiaú aderiu ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Isso aconteceu em recente reunião do Cimurc na cidade de Jequié com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional -CAR- Wilson Dias.
Na oportunidade o município de Ipiaú esteve representado pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva e a médica veterinária Vanessa Fonseca, coordenadora da Vigilância Sanitária do município.
O SIM terá como finalidade registrar, monitorar e certificar toda a cadeia alimentar, desde a sanidade do rebanho até a higiene da industrialização certificando com selo de garantia os bons produtos que chegam à mesa dos consumidores, proporcionando uma atividade regulamentada dentro dos moldes preconizados pela saúde pública, tornando-a mais lucrativa e contribuindo para fixação do homem no meio rural.
Para que agricultores familiares possam comercializar seus produtos de origem animal, em nível regional, é necessário ter esta certificação.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apresentou as estratégias e ações para implantação e fortalecimento do SIM e lembrou que as etapas para implantação do serviço com apoio da CAR contam com a aprovação e regulamentação da Lei e a estrutura de serviço.
“Hoje, a CAR possui 12 convênios ativos com consórcios e mais R$2,2 milhões já investidos na instalação e desenvolvimento do SIM. Com uma produção certificada, será possível alcançar o mercado atacadista e varejista”, informou Dias.
Entre as ações em andamento para fortalecimento do SIM está o Sistema do Serviço de Inspeção Municipal (Sistema SIS-SIM), para a realização do registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; Inspeção e fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; controle de qualidade dos produtos; notificação, emissão de relatórios e rastreamento de produtos; realização de outras atividades relacionadas à inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, porventura, forem delegadas ao SIM.
VISITANDO UM LATICINIO
Empenhada em instituir o “SIM” no município de Ipiaú a prefeita Maria das Graças tem mantido contatos com os produtores de alimentos, aos quais explica a necessidade e as vantagens da certificação. Na ultima segunda-feira, 16, ela esteve visitando as instalações da queijaria “Relíquias de Minas”, localizada na Fazenda Santo Antonio.
Na ocasião a prefeita estava acompanhada do secretário de Agricultura Poleandro Silva, da coordenadora da Vigilância Sanitária Vanessa e a Diretora da Cantina Central, Zélia Vieira.A comitiva foi recebida pela produtora Simone Faulhabr e seu esposo Leonardo Oliveira. O casal agradeceu à gestora pela iniciativa que vai fomentar a economia e gerar empregos.( José Américo Castro/ Dircom Prefeitura de Ipiaú).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
-
▼
2020
(4953)
-
▼
março
(403)
-
▼
mar. 17
(9)
- PM e PF apreendem 1,9 tonelada de cocaína em Camaçari
- Bahia lança campanha para combater e prevenir o co...
- Produtores de Ipiaú contarão com a certificação d...
- Câmara dos Deputados recebe primeiro pedido de imp...
- Veja a situação nos estados após medidas para cont...
- Rui inaugura Central de Comando e Controle da Saúde
- Ipiaú: Um problema que que a Embasa não quer resol...
- Ipiaú: Polícia Militar, em apoio ao Juizado de Men...
- Prefeita assinou Ordem de Serviço para construção ...
-
▼
mar. 17
(9)
-
▼
março
(403)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.