Exército faz estudo sobre retomada do País após a crise da covid-19
Foto; Política Livre |
Testar em massa os brasileiros, agir rapidamente para isolar novos infectados e tentar manter o isolamento dos grupos de risco são as estratégias defendidas pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) para o momento em que o País decidir pela retomada das atividades econômicas. O estudo foi publicado na quinta-feira pelo CEEEx, um órgão do Estado-Maior do Exército.
O estudo feito pelo CEEEx é um rotina do órgão. Assim como o Observatório da Praia Vermelha, o centro tem desenvolvido cenários sobre a evolução da crise da covid-19. Após a sua publicação, o documento acabou sendo interpretado como mais uma manifestação técnica no governo que se opõe à visão do presidente Jair Bolsonaro de lidar politicamente com a crise, o que o Exército nega. Diante da repercussão, o Exército decidiu retirar o conteúdo do ar para evitar polêmicas.
O documento estabelece dois caminhos para a abertura: o primeiro deles é a transição direta do isolamento horizontal – atualmente adotado pela maioria dos Estados brasileiros com maior ou menor grau. Essa transição é comparada pelos militares com a estratégia usada em Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul. Ela se baseia na adoção de testes em massa, no isolamento rápidos dos infectados e na comunicação imediata dos casos
O segundo caminho identificado pelos CEEEX foi chamado pelos responsáveis pelo estudo de “estratégia de sequenciamento ou mista”. Nela, o País alternaria quinzenas de isolamento horizontal com o vertical em razão do tempo necessário de quarentena para o coronavírus (14 dias). Haveria revezamento de atividades permitidas com dias e horários pré-determinados e limite para a presença de pessoas em lojas. Haveria ainda a adoção de distância obrigatória entre as pessoas e de limites no transporte público, além de serem mantidas as proibições de aglomerações.
Por fim, os militares reconhecem que a situação brasileira tem especificidades que devem ser levada em conta. A primeira delas é a dimensão do País – muito diferente dos países asiáticos onde as duas estratégias de retorno à normalidade foram aplicadas. Além disso, o estudo chama a atenção para o fato de grandes contingentes populacionais viverem em ambientes precários e superpovoados nas grandes cidades ocupando comunidades carentes. O saneamento básico precário, deficiências no sistema hospitalar e “características culturais diversas” também devem ser levados em consideração.
“Consenso tem de ser construído de forma urgente. Não parece razoável quebra de governabilidade num momento tão crítico”, afirma o estudo. O documento ainda diz que o país deve ter “vontade de mobilizar todos os recursos da nação”. “Fica claro que o objetivo principal será o de proteger vidas. Mas isso não pode ser atingido sem os meios necessários. Para isso o custo financeiro será alto, como em toda a guerra e, portanto, não poderemos desperdiçar recursos, sejam eles de pessoal, de material, financeiros, de infraestrutura ou quaisquer outros.”
O documento do Exército chama a atenção ainda para o papel que os municípios devem desempenhar na crise em um país com as dimensões do Brasil. Pois mesmo dentro de Estados existem realidades e desafios completamente diversas entre as cidades. O estudo também aponta que as pesquisas sobre medicamentos e vacinas ainda são incipientes. Por isso, reconhece que o isolamento horizontal, por ora adotado em regiões com maior número de casos, aparentemente contribuiu para reduzir a curva de contágio do vírus. Os militares ainda alertam para um possível agravamento do quadro da doença quando o Brasil entrar no inverno, principalmente, na região Sul do País.
Estadão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Solidariedade
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Publicidade
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Total de visualizações de página
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
-
▼
2020
(4953)
-
▼
abril
(469)
-
▼
abr. 06
(23)
- Boletim Informativo Coronavírus Secretaria Municip...
- Tele Coronavírus atende mais de seis mil pessoas g...
- ‘Conseguimos derrubar a curva de crescimento’ do c...
- Apesar das notícias de demissão, Mandetta continua...
- Câmara de Ipiaú anuncia devolução antecipada de ma...
- Número de casos de coronavírus na Bahia sobe para ...
- Governo da Noruega diz que pandemia está controlad...
- Coronavírus: STF encaminha para PGR pedido de pris...
- Exército defende isolamento e que Estado garanta r...
- Crédito para folha de pagamento já está disponível...
- Com fim de coligações, partidos acabam impondo inf...
- Portal do TSE informa sobre situação eleitoral, lo...
- Exército faz estudo sobre retomada do País após a ...
- Bolsonaro diz que terá reunião sobre isolamento so...
- Ipiaú: Dupla é presa pela Polícia Militar por furt...
- Mãe dos filhos de Gugu deixa os EUA para morar no ...
- Maia não abrirá pedidos de impeachment contra Bols...
- Morre vítima de coronavírus técnica em enfermagem ...
- MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área...
- Estados Unidos têm mais de 1.200 mortes em 24 horas
- Ibirataia: Polícia Militar prende homem no Distrit...
- Polícia Militar faz detenção de mulher em Aiquara ...
- Boletim Informativo Coronavírus Secretaria Municip...
-
▼
abr. 06
(23)
-
▼
abril
(469)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.