Nº de crianças internadas com Covid em UTIs na BA volta a patamar do pico da pandemia

Foto:Paula Fróes/GOVBA

 No dia 12 de julho deste ano, no pico da pandemia do novo coronavírus no estado, a Bahia registrou o que é até então o recorde de mortes em 24h: 78. No dia seguinte, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou o recorde de casos ativos da doença, que passavam de 30 mil. No dia 14, a pasta passou a informar nos boletins epidemiológicos a taxa de ocupação de leitos para a Covid-19. Naquele momento, havia 17 crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais baianos. Nesta quinta-feira, 14 de outubro, esse número é de 25.

Mês em que celebra o Dia da Crianças, outubro registra até o momento a maior média de pacientes pediátricos internados em UTIs Covid na Bahia. A taxa de ocupação desse tipo de leito tem se mostrado em curva acendente no estado nas últimas semanas, e saltou de cerca de 40% para 80% em 15 dias (lembre aqui).

As UTIs são utilizadas no tratamento dos pacientes em condição mais grave da infecção da doenca, como nos casos em que é necessário auxílio de equipamentos mecânicos de respiração em virtude de comprometimento pulmonar.

Arte: Priscila Melo/Bahia Notícias

 

Em julho a média de pacientes pediátricos internados em UTIs Covid na Bahia foi de 20. Nos dois meses seguintes a média caiu: em agosto ficou em 18, enquanto em setembro o índice era de 16. Outubro chama a atenção com uma média de 21 pacientes internados em UTIs Covid pediátricas no estado.

 

 

 

Ao observar a taxa de ocupação deste tipo de leito o recorde ocorreu em 12 de outubro, com 80,65%, e se repetiu nesta quinta. Em relação aos leitos clínicos o maior índice também foi ontem (15). Porém, a alta também está relacionada ao fechamento de leitos após a queda de casos. Em julho eram 59 UTIs na Bahia exclusiva para casos do novo coronavírus, mas agora são 39.

O recorde de ocupação de leitos de UTI adulto foi de 81%, registrado quatro vezes: em 6, 7, 9 e 12 de julho. 

A taxa pediátrica se mostra em comportamento inverso em comparação com os leitos de UTI adultos, já que desde de julho os números têm reduzido. Diante disso, inclusive, o hospital de campanha da Arena Fonte Nova deve ser desativado em breve, conforme anunciou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas (leia a reportagem aqui).

O prefeito de Salvador, ACM Neto, comentou nesta semana sobre o crescimento na demanda por internações pediátricas por coronavírus em Salvador. O gestor citou em tom de alerta a taxa ocupação de leitos de UTI Covid-19 para crianças registrada na capital na ocasião. Ele ainda citou que a alta vai interferir na decisão sobre a volta às aulas presenciais na capital baiana (leia mais aqui).

A taxa mais alta de ocupação de UTI pediátrica já registrada em Salvador ocorreu no domingo (11), em que a cidade chegou aos 77%. No início do mês de outubro o índice era de 40%. A média é de 18 crianças internadas neste tipo de leito na capital baiana neste mês.
por Rebeca Menezes / Jade Coelho/Bahianoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.