Ipiaú ainda não retomará as aulas presenciai, mas aplicará projeto piloto.
Foto Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Foto Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Na oportunidade os membros do comitê presentes na reunião votaram, por unanimidade, em favor da aplicação do projeto. Em dezembro do ano passado, o Comitê teve acesso ao protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria para a segurança da comunidade educacional.
Foto Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
O Comitê Municipal Intersetorial de Gerenciamento da Educação foi criado em outubro de 2020 pela prefeita Maria das Graças Mendonça. O Comitê é formado formado por representantes das secretarias municipais de Educação e Cultura, Planejamento e Administração, Infraestrutura, e Saúde, assim como dos conselhos municipais de Assistência Social da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, além da Vigilância Epidemiológica Municipal, Câmara de Vereadores, APLB/Sindicato, escolas das redes pública e privada, entidades da sociedade civil organizada, Polícia Militar e Ministério Público.
O Projeto Piloto é um estudo que será realizado com um grupo pequeno que será orientado, treinado e monitorado, e servirá de base para a retomada das aulas presenciais futuramente. Será um trabalho minucioso que terá os dados avaliados e apresentados à comunidade em seguida. “Não é um retorno às aulas, é um Projeto Piloto para que no futuro as aulas sejam retomadas”, é o que afirma Laryssa Dias, secretária de Saúde.
Ela explica que para a escola participar do Projeto Piloto tem alguns requisitos que precisam ser cumpridos pela instituição, que passará por inspeção da Vigilância Sanitária para atestar se o espaço está de acordo com o protocolo sanitário para evitar contaminação pelo coronavírus. O protocolo aponta a necessidade de regras de higienização, distanciamento e imunização.
Durante a reunião com o Comitê Intersetorial, a secretária Laryssa Dias fez um breve relato a respeito das condições físicas das unidades escolares de Ipiaú e destacou que nas escolas da rede privada já se verifica adequações quanto às exigências sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde.
A participação no Projeto Piloto é facultativa, pois depende da concordância dos pais dos estudantes. Para os alunos que não forem autorizados a participar está assegurado a continuidade das aulas remotas sem prejuízo de acesso ao conteúdo.
Ainda não há uma data para que o Projeto Piloto comece a funcionar, mas as escolas interessadas devem se cadastrar na Secretaria de Saúde. Isso deverá acontecer após uma análise do Ministério Público e do Conselho Municipal de Educação. Outro detalhe é que esse funcionamento está condicionado às determinações dos decretos governamentais.
José Américo Castro - Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.