MDB pode se tornar centro da cobiça para 2022 na Bahia, por Raul Monteiro*
Foto: Divulgação/Arquivo/Ex-deputado federal Lucio Vieira Lima |
Na Bahia, não tem Centrão certo. É o velho e manjado MDB de guerra que, um ano antes das eleições de 2022, deve aparecer como um dos partidos mais cobiçados na sucessão do governador Rui Costa (PT). A sigla está, oficialmente, na base do prefeito Bruno Reis (DEM), depois de ter apoiado as duas eleições de ACM Neto (DEM) à Prefeitura e participado de seus dois governos. Na campanha passada, depois de um pequeno certo ‘estica-me-larga’ com o grupo e de uma paquera clandestina com o governador, acabou também se mantendo ao lado de Bruno, de cuja gestão faz parte hoje.
Apesar da longeva aliança com o DEM em Salvador, o partido, no entanto, exercita abertamente sua liberdade política e não descarta aproximações com nenhum player. Com esse espírito, retomou recentemente uma conversa antiga com o senador Jaques Wagner, virtual candidato do PT ao governo, e, posteriormente, se reuniu com o secretário de Relações Institucionais do governo, Luiz Caetano. Apesar de, nas duas oportunidades, o MDB ter sido representado fisicamente pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Jr., a costura passa, no entanto, pela chamada ‘intelligentsia’ emedebista, exercida pelo ex-deputado Lúcio Vieira Lima.
Foi, por exemplo, para ele que Wagner ligou, em sinal de reconhecimento a quem manda, antes de responder a um telefonema do presidente da Câmara solicitando o encontro. Sabia que, no partido, Geraldo e nada são a mesma coisa e que, como de fato aconteceu, trataria com ele apenas de perfumaria e temas paroquiais dos quais seu saco já anda cheio, como o desejo do presidente da Câmara de concorrer de qualquer jeito a uma vaga na Câmara dos Deputados, eventualmente, com o seu apoio. Sabedor de que o sonho é impossível do lado democrata hoje, onde a prioridade é a eleição do secretário municipal de Saúde, Leonardo Prates, Geraldo busca alternativas.
Apesar, portanto, de o encontro com o presidente da Câmara não ter significado qualquer perspectiva de aproximação real com o MDB, dado seu poder no partido ser equivalente a menos zero, a iniciativa do emedebista foi habilmente usada por Wagner para dar uma arejada na abertura que já possui com Lúcio, colocando, em sequência, Caetano na jogada. De fato, o partido gera grande interesse no petista porque, além do tempo de TV, tem fundo farto para a campanha e pode abrigar todos os candidatos a deputado que, sob o seu interesse, na eventualidade de uma aliança, precisem de abrigo para concorrer aos Legislativos – federal e estadual.
Há segura aposta de que o movimento de Wagner em relação à legenda, que pode se intensificar, refluir ou solidificar no ano das eleições, tire o DEM de Bruno e Neto, hoje franco favorito à disputa ao governo, da zona de conforto de quem lidera há anos o aliado, jogando os emedebistas na gloriosa posição daqueles que vertem cobiça por todos os lados e podem, por este motivo, avaliar com cuidado as propostas que lhes chegam para poder optar pela que considerem melhor. Ponto para Lúcio, que soube lutar com todas as forças quando a fortuna lhe faltou e tentaram, aproveitando sua fraqueza, lhe tirar do peito o escudo com que não tem quem o segure na arquibancada.
* Artigo do editor Raul Monteiro publicado na edição de hoje da Tribuna.
Raul Monteiro*
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Solidariedade
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Publicidade
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Total de visualizações de página
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
junho
(483)
-
▼
jun. 17
(18)
- Comerciante investigado por envolvimento com tráfi...
- Suspeito de roubo a ônibus é apreendido pela PM
- Especializada flagra casal com 16 kg de entorpecentes
- Brasil aplica 2,2 milhões de doses de vacina contr...
- A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje,...
- Bahia registra 5.253 novos casos de Covid-19 e mai...
- “Advocacia, democracia e igualdade” será foco de C...
- Almoço de Lula com bispo da Assembleia de Deus irr...
- Novas regras para manejo de resíduos sólidos urban...
- Transmissão de doenças respiratórias está elevada ...
- STF: após 2019, funcionário de estatal aposentado ...
- Prefeitura de Ipiaú inicia recuperação de estradas...
- Bahia receberá 344.640 doses de vacinas contra Cov...
- PF prende operador de propinas de R$ 2,2 milhões p...
- Paraná Pesquisas: Bolsonaro e Lula estão empatados...
- MDB pode se tornar centro da cobiça para 2022 na B...
- PF cumpre mandados de prisão em operação contra fr...
- Retomada da economia reduz preferência por Lula
-
▼
jun. 17
(18)
-
▼
junho
(483)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.