Tesouro Nacional aponta avanço na gestão fiscal de Ipiaú; Município está apto para aval da união.
O Município de Ipiaú foi elevado à Nota B na Capacidade de Pagamento (CAPAG), uma análise da Secretaria do Tesouro Nacional que apura a situação fiscal dos entes que querem contrair transações financeiras com garantia da União.
Com essa classificação, Ipiaú está apta para contar com o aval da União na contratação de operações de crédito.
A metodologia para o cálculo é pautada em três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Com isso, após avaliar a relação entre despesas e receitas correntes e a situação de caixa, é feito o diagnóstico sobre a capacidade dos estados e municípios honrarem suas obrigações financeiras.
Nos anos de 2017 a 2019, Ipiaú ficou impedido de contar com o apoio da União pois estava classificado na nota C, e após uma série de ações desenvolvidas na gestão da prefeita Maria das Graças Mendonça, avançou em 2020 para a Nota B, o que mostra o bom caminho desenvolvido no controle das finanças do município.
Com o reforço na gestão tributária e implantação de inovações na arrecadação, com o aumento na fiscalização, a Secretaria da Fazenda conseguiu uma elevação expressiva na receita corrente líquida, saltando de R$ 71.922,962,02 (em 2017) para R$ 93.556,005,69 (2020).
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.