‘Há uma política no Judiciário para inibir o cidadão de buscar seus direitos’, afirma Daniela Borges
Foto: Divulgação/Na imagem, a advogada Daniela Borges |
A advogada Daniela Borges, pré-candidata a presidente da OAB da Bahia, voltou a chamar atenção para a crise estrutural do Poder Judiciário no estado. Ela avalia que existe uma política para inibir o cidadão de acessar a Justiça e buscar seus direitos, especialmente no âmbito dos juizados especiais.
“O que parece é haver uma tentativa de fazer com que as pessoas entrem com menos ações. Mas vale lembrar que o cidadão não está apenas em busca de entrar com uma ação. O seu direito é a busca por Justiça”, disse Daniela, durante entrevista à Rádio Nazaré FM, na tarde deste sábado (11).
Daniela observa que o cidadão e a cidadã encontram dificuldades no retorno efetivo frente às ações de pequenas causas, que são julgadas nos juizados especiais. Segundo a advogada, por um lado, o Poder Judiciário argumenta excesso de trabalho, mas, por outro, não discute a possibilidade de abrir concursos para contratação de mais magistrados e servidores. “As pessoas procuram a Justiça por terem seus direitos violados e precisam de uma resposta. Por isso, essa cobrança ao Judiciário não é apenas da advocacia, mas sim de toda a sociedade”, pontuou.
A advogada alertou para o déficit de magistrados e servidores na Justiça da Bahia. “Hoje, para suprir o déficit de magistrados seriam necessários mais 200 juízes para ocuparem comarcas e varas, além da contratação de novos servidores. É claro que essa situação impacta diretamente nos serviços jurisdicionais prestados à sociedade. Na advocacia, por meio da OAB, fazemos a nossa parte, mas é preciso também um compromisso do Estado para revertermos essa situação”.
Ela criticou ainda o fato de as portas dos tribunais e dos fóruns continuarem fechadas para a advocacia e para a sociedade. “Não faz mais sentido as portas estarem fechadas. Tivemos uma decisão que estabeleceu regras para essa retomada do Judiciário, mas, na prática, não é o que está acontecendo”.
Eleições na OAB
Daniela Borges tem na sua chapa, como pré-candidata à vice-presidência, a advogada Christianne Gurgel. Ela avalia que a eleição na OAB este ano, que acontecem na segunda quinzena de novembro, será histórica. “Teremos, pela primeira vez, uma eleição com paridade de gênero e com cotas raciais, dois avanços importantes para termos mais representatividade no Sistema OAB e realizarmos os enfrentamentos necessários em favor da advocacia”, afirma.
Ela lembra que, na seccional baiana, a paridade de gênero já foi colocada em prática antes mesmo de ser obrigatória. “A minha pré-candidatura junto com Christianne Gurgel representa o novo, dentro de uma luta encampada por um grupo que acredita em um projeto maior em prol de uma advocacia mais forte e respeitada. Vamos construir a base para a retomada necessária, frente à crise imposta pela pandemia e somada às dificuldades históricas junto ao Poder Judiciário”, concluiu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
setembro
(459)
-
▼
set. 12
(14)
- Bahia registra 640 novos casos de Covid-19 e mais ...
- Ipiaú não registra caso de coronavirus neste domin...
- Ipiaú retoma vacinação13 a 17 de Setembro - segund...
- Na Paulista, Ciro Gomes é recebido com rosas
- PSD modifica direção da sigla para continuar no ar...
- Quatro municípios têm eleições para prefeitura nes...
- Estados acusam Petrobras de fazer propaganda engan...
- Justiça faz teste de integridade durante eleições ...
- Decreto libera eventos para até mil pessoas com ex...
- Governo autoriza reforma de trecho da BA-160 e ent...
- Preços irreais, como tênis Nike a R$ 35, fazem Pro...
- ‘Há uma política no Judiciário para inibir o cidad...
- Pfizer entrega mais quase 9 milhões de novas doses...
- Ministro da Saúde entrega unidades fluviais a comu...
-
▼
set. 12
(14)
-
▼
setembro
(459)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.