Governo reduz mistura de biodiesel para conter alta do diesel em 2022
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil |
O governo decidiu alterar o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao diesel de petróleo em 2022, alegando que a medida protege os interesses do consumidor ao conter a alta do preço do combustível nas bombas .
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (29), o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) informou que o percentual obrigatório ficará em 10%, mesmo patamar vigente por um terço deste ano, mas menor do que os 14% previstos originalmente.
Segundo o conselho, a decisão “coaduna-se com os interesses da sociedade, conciliando medidas para a contenção do preço do diesel com a manutenção da Política Nacional de Biocombustíveis, conferindo previsibilidade, transparência, segurança jurídica e regulatória ao setor”.
Com a desvalorização do real e o aumento das cotações internacionais da soja, o preço do biodiesel disparou nos últimos anos. No último leilão promovido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), em outubro, o litro do produto foi vendido, em média, a R$ 5,907.
O valor é 4,4% superior ao verificado no leilão anterior, realizado dois meses antes. É bem superior aos R$ 3,34 cobrados pela Petrobras pelo litro de diesel de petróleo nas suas refinarias.
A mistura vendida nos postos deveria ter, em 2021, 13% de biodiesel e 87% de diesel de petróleo. Com a escalada do preço do biocombustível, porém, o governo já alterou esse percentual algumas vezes. Atualmente, está valendo o percentual de 10%.
O CNPE defende que um dos princípios da Política Energética Nacional é “proteger os interesses do consumidor quanto ao preço, qualidade e oferta dos produtos”. O conselho é formado por integrantes dos ministérios de Minas e Energia, Economia, Agricultura e Meio Ambiente, entre outros.
A decisão de baixar o percentual era defendida pela Economia, com resistências no Ministério da Agricultura. O setor de combustíveis apoia o percentual menor, alegando que há problemas de qualidade no produto oferecido.
A escalada do preço do diesel é um foco de tensão entre o governo Jair Bolsonaro e os caminhoneiros, importante base de apoio eleitoral do presidente. Durante o ano, a categoria realizou diversas manifestações pelo país, mas nenhuma com o tamanho da greve que paralisou o país em 2018.
Por outro lado, as frequentes mudanças no teor do diesel são alvo de insatisfação do agronegócio com o governo. Nos últimos dias, houve forte pressão da Frente Parlamentar do Biodiesel para tentar evitar o corte no percentual.
Os produtores defendem-se das críticas sobre a qualidade e citam estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), com base nos números da Pnad-Contínua do IBGE, que indica que a redução da mistura já teve efeitos no mercado de trabalho do setor.
O segmento agroindustrial de óleos e gorduras, diz o Cepea, teve uma redução de 7,5% na população ocupada no segundo trimestre deste ano, em relação à do primeiro.
A mudança ocorre às vésperas da implantação de um novo modelo de comercialização de biodiesel no país, que até este ano era feito em leilões organizados pela ANP. Em 2022, o produto passa a ser negociado livremente entre distribuidoras de combustíveis e produtores.
Nicola Pamplona / Folha de São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
novembro
(539)
-
▼
nov. 30
(21)
- Fundo árabe assume refinaria da Petrobras na Bahia...
- Vacinômetro 30 de novembro da Secretaria de Saúde ...
- Boletim Covid/ 30 de novembro, confirma 02 casos a...
- Petrobras melhora proposta para venda de gás, mas ...
- Bahia registra 898 novos casos de Covid-19 e mais ...
- Diretoria de Cultura de Ipiaú realiza hoje webnári...
- Lúcio declara que cúpula do MDB não irá a lançamen...
- Com filiação de presidente, Aleluia pai e filho mi...
- Presidente de Portugal veta novamente lei que perm...
- Rogério Ferrari é homenageado com o nome do novo e...
- Caseiro suspeito de matar a mulher grávida, a ente...
- Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga ...
- Após dois anos sem partido, Bolsonaro se filia ao ...
- Decreto aumenta para cinco mil o limite máximo de ...
- Atendimento na Rede SAC passa a exigir comprovante...
- Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada na Bahia
- Bolsonaro volta ao centrão com filiação ao PL e mi...
- Lula e Alckmin voltam a se reunir nesta semana par...
- Governo reduz mistura de biodiesel para conter alt...
- Covid-19: Brasil tem 22 milhões de casos e 614,3 m...
- Senado aprova novas regras para emendas de relator
-
▼
nov. 30
(21)
-
▼
novembro
(539)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.