Mais de 800 caminhões seguem parados na fronteira à espera de liberação pela Receita
Foto: Estadão |
O diretor do Departamento de Comércio Exterior da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima, Eduardo Oestreicher, disse ter a expectativa de que pelo menos 85 carretas sejam liberadas por dia ao longo desta semana. “Esse é um número expressivo até para um dia de fluxo normal. Mas deve levar um tempo até que o volume represado seja liberado”, afirmou.
A maior parte da frota leva alimentos exportados pelos produtores roraimenses ao país vizinho, que enfrenta há anos restrições de produção. Pela manhã, o governo de Roraima estimou que a carga parada na fronteira somava R$ 150 milhões, sendo a maior parte de grãos. Havia também mantimentos perecíveis, como carnes, mas esses caminhões foram liberados nesta quinta.
O caminhoneiro Mateus Monteiro de Oliveira, 57 anos, começou a fazer a rota entre Boa Vista (RR) e a Venezuela há dois meses. Investiu em uma carreta com capacidade para transportar até 30 toneladas de açúcar em cada viagem, mas já começa a ter prejuízo com a paralisação da Receita Federal na fronteira, em Pacaraima.
Ele relata que estava do lado Venezuelano quando a operação padrão dos auditores fiscais começou, e teve o caminhão – já vazio – retido no país vizinho por vários dias e somente ontem conseguiu retornar ao Brasil. Hoje, já novamente carregado com açúcar, é um dos mais de 800 motoristas que aguardam na fila mais uma vez.
“Liberaram os caminhões vazios ontem para entrarem no Brasil. Já carreguei de novo em Boa Vista e estou aqui na fila. Estou esperando liberarem a entrada pelo menos no pátio da Receita para dormirmos esta noite. E somente amanhã de manhã sairá uma nova lista de quem poderá seguir até a Venezuela”, afirma.
Além do prejuízo com a carreta parada, o profissional reclama da fata de estrutura na fronteira, sem energia elétrica, banheiro ou mesmo um local para alimentação. “Precisamos largar o caminhão e voltar andando para conseguir fazer uma refeição. Além do que já gastamos com o diesel, cada dia parado aqui tem um custo de no mínimo R$ 100 com o básico de alimentação”, calcula. “O clima não é bom, porque a viagem é muito desgastante. Você investe na carreta e fica com ela estacionada, sem receber e, pior ainda, gastando. Você fica com seu ganha pão parado”, completa.
O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), se reuniu na quarta, 5, com os sindicatos de transportadores da região e com representantes o Sindifisco no Estado. O impasse, porém, está nas mãos do governo federal. Por isso, a assessoria do governador informou que ele deve tentar retomar as conversas com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Procurado, o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), relatou que não houve nenhum avanço nas negociações com o governo sobre o bônus de eficiência. A categoria segue em “operação tartaruga” e mais de 1.200 auditores já haviam entregado os cargos de chefia e coordenação no começo dessa semana, em um total de 7.500. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) também aguarda uma resposta do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. Até o momento 160 auditores do Trabalho também deixaram suas posições de comando, de um total de 298.
O movimento começou após o presidente Bolsonaro anunciar em dezembro que faria uma reestruturação das carreiras policiais ligadas ao Ministério da Justiça, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. O governo chegou a reservar R$ 1,7 bilhão no Orçamento de 2022 para atender apenas as categorias de segurança que são base de apoio do seu governo.
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) aprovou no fim de dezembro um calendário de mobilização de servidores públicos por reajuste salarial, incluindo paralisações em janeiro – a primeira no dia 18 -, e assembleias em fevereiro para deliberar sobre uma greve geral. O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, confirmou hoje que não houve até o momento qualquer sinalização do governo no sentido de abrir uma negociação.
Estadão Conteúdo
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