Ipiaú realizou conferências de saúde com boa participação popular

A Secretaria da Saúde de Ipiaú e o Conselho Municipal da Saúde realizaram ontem, quarta-feira, 30, a VIª Conferência Municipal de Saúde e a Iª Conferência de Saúde Mental. O duplo evento aconteceu no auditório do Colégio Celestina Bittencourt com a participação de representantes dos mais diversos segmentos da comunidade local e teve o objetivo de qualificar os serviços oferecidos pelo SUS.

Tendo como temas "Pandemia da Covid-19: o SUS mais necessário do que nunca” e “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante a pandemia”, as conferências se estenderam das 8 às 17 horas debatendo eixos temáticos, levantando propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos e escolhendo os delegados que representarão o município na Conferência Estadual da Saúde
Na composição da Mesa de Abertura estavam o vice-prefeito, Cezário Costa, a secretária de Saúde, Laryssa Dias, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanessa Fonseca, o Diretor Geral do Hospital Geral de Ipiaú, Daniel Dias, o representante do Núcleo Regional de Saúde, Alan Machado Pereira, os vereadores Robson Moreira e Ivonilton Conceição, respectivamente presidente da Câmara Municipal e membro da Comissão de Saúde da Câmara, e a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Ipiaú, Mônica Souza, dentre outras autoridades.
Em seu discurso de abertura, a secretária de saúde, Laryssa Dias prestou uma homenagem póstuma à agente de saúde Anatália Paixão e lembrou que foi em pleno período da pandemia que iniciou sua gestão na pasta, mas pode contar com profissionais de saúde preparados e compromissados para a batalha contra a Covid-19. A secretária destacou as experiências exitosas obtidas e o propósito de trabalhar no SUS buscando tirar aprendizado das dificuldades.
Na sessão plenária final foram apresentadas e votadas as propostas definidas nos grupos de trabalho e eleitos os delegados e seus respectivos suplentes, que representarão o município na Conferência Estadual da Saúde. Os delegados são dos seguintes segmentos: Usuários, Trabalhadores de Saúde e Representantes do Governo e/ou Prestador de Saúde.

A Conferência é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do Sistema único de Saúde (SUS), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.
José Américo Castro / DIRCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.