MST ocupa centro de pesquisa cacaueira no extremo sul da Bahia

Foto: Divulgação/MST

Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Sem Terra ocupam, desde a madrugada de quarta-feira (2), uma propriedade em Itabela, no sul da Bahia. No local funciona a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Comissão Executiva Plano de Lavoura de Cacau (Ceplac).

O órgão do governo federal é responsável pela pesquisa experimental na lavoura de cacau e ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o MST, as famílias ocuparam a área para denunciar o que consideram como descaso por parte do governo do Federal com a Ceplac.

A estação zootécnica funciona em Itabela desde 1982. Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) repudiou a ação do MST e disse que “medidas administrativas e legais estão sendo tomadas”.

A nota diz ainda que o Mapa busca identificar os autores da ocupação e garantir a continuidade das atividades de pesquisas que estão em execução.

O órgão do governo federal ainda cita a necessidade de preservação do patrimônio físico e científico do local, e cita a presença de veículos, equipamentos e insumos para utilização na área experimental e nos laboratórios de pesquisa, além de 102 cabeças de bovinos e 18 equinos utilizados nas pesquisas.
G1/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.