Ipiaú: Secretaria de Agricultura promove visita de cacauicultores a áreas produtivas na região de Florestal
Com o objetivo de buscar novas técnicas que possibilitem o aumento da produção de cacau em Ipiaú, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) promoveu a visita de agricultores familiares das regiões do Braço Pequeno e Bom Sem Farinha a algumas fazendas do distrito de Florestal, município de Jequié, onde vem sendo desenvolvidos projetos que através de novas práticas tecnológicas de cultivo resultam numa produtividade média de 150 arrobas por hectare.
A visitação, na manhã da ultimo terça-feira, 5, fez parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Territorial(Prodeter) do Médio Rio das Contas, contou com a participação dos técnicos agrícolas da Ceplac, Antônio Lisboa e Edson Jarade, e também envolveu delegações dos municípios de Jitaúna e Jequié. Foram visitadas quatro Propriedades com inovações em cultivos.
Inicialmente o grupo visitou a fazenda do agricultor Lourivaldo Assis conhecido por "Palito" onde através da polinização artificial foi possível ampliar a produção de 26 arrobas por hectare para 167 arrobas logo no primeiro ano em que a tecnologia foi introduzida. Na mesma propriedade se aplica o sistema de cultivo agro -florestal (SAF), conjugando as culturas do cacau, banana da terra e seringueira.
Em seguida o secretário Poleandro Silva, da Agricultura e Meio Ambiente, e os agricultores ipiauenses visitaram a Fazenda Riacho do Ouro, região do Rio do Antônio, onde as roças recebem adubação para 150 arrobas por hectare, e daí para a Fazenda Baixinha onde a UESB faz um trabalho de pesquisa e tem um agricultor que já consegue agregar valores ao seu produto em torno de R$ 420,00 por arroba, retirando a polpa para comercialização.
A última fazenda visitada foi a do agricultor familiar Jocenilton. Seus 600 cacaueiros com apenas quatro anos de existência e recebendo as adubações recomendadas pela Ceplac já estão produzindo 80 arrobas, podendo chegar a 150 nos próximos anos. O secretário Poloeandro Silva está empenhado e auxiliar os cacauicultores de Ipiaú a aumentarem a produtividade que atualmente está na média de 20 arrobas por hectare. Ele avalia que será de bom proveito a visitação na região de Florestal.
José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/ Dircom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.