Bolsonaristas convocam ato para 31 de julho e pedem destituição de ministros do STF e do TSE
Circula em grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) um vídeo em que há uma convocação para atos marcados para o dia 31 de julho, inicialmente em Brasília e em São Paulo, cujo alvo são os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os bolsonaristas, segundo o vídeo, querem a destituição dos membros das cortes pelo Congresso Nacional.
Na pauta, ainda é dito que deve haver a troca dos ministros das duas cortes por magistrados que sejam concursados. No início do vídeo, é dito que “a ruptura já aconteceu”. Em trecho do vídeo, é pedida a “contagem pública dos votos” durante as eleições, quando é citado o projeto de lei 943/2022, de autoria do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos/SP).
O projeto de Russomanno citado no vídeo foi apresentado em 18 de abril e atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Conforme a ementa, “institui o escrutínio público de votos, veda o exercício do voto na modalidade exclusivamente eletrônica, e dá outras providências”.
Em uma publicação realizada no Instagram na conta de uma bolsonarista em 8 de junho, a deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) também realiza a convocação para o dia 31 de julho. A parlamentar cita especificamente o ministro do STF, Alexandre de Moraes. “Alexandre de Moraes não cumpriu sua palavra, sua parte no acordo pra que nós tivéssemos um cessar fogo. Continua a perseguição aos conservadores. E é diante dos últimos acontecimentos que eu gostaria de chamar você para o dia 31 de julho, para estarmos todos nas ruas de Brasília e de São Paulo. Vamos repetir o 7 de Setembro, agora ainda maior”, diz a parlamentar bolsonarista.
Ela se refere ao acordo entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes costurado por intermédio do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 9 de setembro de 2021. A parlamentar também fala em “eleições limpas” ao realizar a convocação. “Contamos com vocês para que esse dia seja um prenúncio de um uma eleição limpa no ano mais importante das nossas vidas no que tange à política do nosso país”, diz Zambelli. “Convido você. Eu estarei na [Avenida] Paulista, às duas horas da tarde, em São Paulo; e, de manhã, em Brasília, no dia 31 de julho de 2022”, concluiu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.