Candidatos dizem que receberam provas com nomes trocados em concurso da Polícia Civil da Bahia e pedem anulação

Um grupo de candidatos que prestaria o concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil da Bahia reclama que não realizou o exame, na manhã deste domingo (24), porque as provas chegaram com os nomes trocados. O caso aconteceu na Universidade Católica do Salvador (UCSal), no campus Pituaçu, e provocou confusão no local.

As informações foram publicadas há pouco pelo site G1 Bahia. De acordo com as pessoas ouvidas pela reportagem, o problema aconteceu em pelo menos 10 salas na instituição e foi constatado pelos fiscais depois que os pacotes com as provas foram abertos.

Os aplicadores teriam pedido para que eles aguardassem cerca de uma hora para que as provas corretas chegassem, mas os candidatos se recusaram a fazer, afirmando que os exames chegariam sem o lacre de segurança.

Um dos candidatos, segundo o G1, explicou que o problema aconteceu no momento de lacrar os exames, por turma, dentro dos pacotes que seriam entregues nas salas no momento da aplicação.

“Muitas salas tiveram problemas com suas provas, afinal as provas foram trocadas. Estavam erradas dentro dos sacos que vieram lacrados. Ou seja, na hora de envelopar, enveloparam errado e várias salas ficaram sem as provas”, disse o homem.

Ainda conforme o G1, outro candidato disse que houve uma confusão no local e a polícia foi acionada. Ele disse que teme pela lisura do processo seletivo e que as pessoas querem que o certame seja anulado. Em outras unidades, a prova ocorre normalmente.

“Os candidatos estão exigindo anulação do concurso porque não tem mais lisura em uma confusão dessa”, pontuou.

Uma represetante da banca responsável pela aplicação do exame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), informou que o exame para o cargo de delegado está temporariamente suspenso. O g1 entrou em contato com a empresa e aguarda um posicionamento.

A reportagem também buscou informações com a Polícia Civil. O órgão informou que as demandas referentes ao concurso público são de responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB). Procurada, a pasta disse que divulgaria uma nota sobre o impasse na aplicação do exame.

Seleção para mil vagas

O governo da Bahia anunciou que o concurso da Polícia Civil deve preencher mil vagas, sendo 150 para o cargo de delegado, 150 para escrivão e 700 para investigador.

De acordo com informações da banca organizadora, o IBFC, o certame registrou 44.133 inscrições. O cargo de investigador foi o que teve mais candidatos inscritos, com mais 27 mil pessoas.

As provas estavam previstas para ser realizadas em dois turnos. Pela manhã, as provas objetivas estavam programadas para acontecer a partir das 8h. No turno da tarde, serão realizadas as provas discursivas, a partir das 14h, com portões fechados às 13h45.

As inscrições para o concurso foram abertas em maio. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se autodeclararem negros. O concurso tem validade de um ano, prorrogável por mais um.

O resultado final da seleção, assim como de todas as suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site oficial do IBFC e no Portal do Servidor.

Segundo o edital, após a homologação, a Polícia Civil convocará os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da investigação social. Aqueles que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pelo órgão.

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