Em noite de muita emoção e alegria José Mendonça recebe a cidadania Ipiaú
Em Sessão Solene realizada na noite de ontem, quinta-feira, 14, a Câmara Municipal de Ipiaú entregou o título de Cidadão Ipiauense ao empresário e ex-prefeito deste município, José Andrade Mendonça, e a Medalha Altino Cosme de Cerqueira ao Defensor Público Raphael Varga Scorpião.
A solenidade, conduzida pelo Presidente da Câmara, vereador Robson Moreira -PP - contou com as participações da prefeita Maria das Graças, esposa do homenageado, da sua filha, a empresária Flávia Mendonça, e da primeira dama do Estado, Aline Peixoto, além de outras autoridades.
O salão do plenário da casa, bem como a Praça Alberto Pinto onde a solenidade era retransmitida em um telão foram tomados pela multidão que não se cansava de aplaudir José Mendonça. Um misto de emoção, euforia e descontração reinou no ambiente, fazendo que durante reiteradas vezes o protocolo fosse quebrado pelo público e pelo ex-prefeito com recíprocas manifestações de carinho e gratidão.
Aplausos, abraços, apertos de mãos prosseguiram durante todo o ato e tiveram continuidade no final da sessão. Comprovadamente o carisma de José Mendonça continua em alta junto à família ipiauense. Tinha 10 anos que esse reencontro vinha sendo aguardado.
O autor da propositura, vereador Lucas Louzado-PSD- falou do bom trabalho que José Mendonça desenvolveu em Ipiaú, administrando o bem público com austeridade, transparência e muita responsabilidade. O vereador citou algumas obras edificadas pelo ex-prefeito, considerando-as como fundamentais para o bem-estar da comunidade. “É uma honra falar do senhor que como prefeito deixou um grande patrimônio. “Muito obrigado pelo senhor existir”, ressaltou Lucas.
Os demais vereadores também teceram elogios e expressaram reconhecimento aos relevantes serviços prestados por José Mendonça quando gestor do município de Ipiaú durante dois mandatos. Em cada pronunciamento a sinceridade e o agradecimento ao grande homem público e bem-sucedido empresário.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Robson Moreira, pontuou que por merecimento e acolhimento José Mendonça recebeu do Poder Legislativo o título de Cidadão Ipiauense. “ O senhor deixou plantado um legado que tem sido cultivado com muita responsabilidade e carinho pela sua esposa, a prefeita Maria das Graças”, acrescentou Robson. O presidente não esqueceu de ressaltar a importância da empresária Flávia Mendonça, filha do casal, no contexto do atual desenvolvimento do município.
A secretária de Educação e Cultura de Ipiaú, Erlandia Souza, aproveitou a oportunidade para prestar seu reconhecimento e gratidão ao homenageado e, em nome da sua equipe, lhe entregar um significativo presente.
“As ipiauenses e os ipiauenses estão todos no meu coração, como está o município de Ipiaú”. Com esta frase José Mendonça iniciou a sua fala. Em seguida citou o nome de Jesus Cristo, e elogiou as religiões cristãs. Na sequência revelou que deixou de receber o título de “Cidadão de Feira de Santana”, porque um vereador do Partido Comunista Brasileiro-PCB- votou contra. Disse que aceitaria a honraria se fosse pela unanimidade dos parlamentares feirenses. Também contou que ainda não recebeu o título de Cidadão Baiano que a Assembleia Legislativa da Bahia lhe outorgou, mas se disse muito feliz com o título de Cidadão Ipiauense por sentir que o mesmo está dentro do seu coração.
Tomado pela emoção, José Mendonça concluiu sua fala, revelando: “Eu não sabia que eu ia passar por um momento de tão grande dimensão, de satisfação, no município que eu tenho no coração. Para mim não poderia acontecer nada melhor nesses meus 83 anos de idade. Eu nunca pensei em ganhar um presente tão forte”.
NO EXERCÍCIO DA POLÍTICA
Natural de Ribeirópolis, Sergipe, filho do lendário empresário Mamede Paes Mendonça e dona Lindaura Andrade Mendonça, esposo da prefeita Maria das Graças, três filhos (Flávia, José e Viviane), o empresário José Andrade Mendonça, nasceu no dia 6 de janeiro de 1939, reside em Salvador e tem uma ligação histórica com a política ipiauense.
Por este município foi candidato a deputado federal, pelo PTB, em duas ocasiões (1990/94), e concorreu à Assembleia Legislativa da Bahia, na eleição de 1998, obtendo 70% dos votos válidos do eleitorado local.
Persistiu nas investidas políticas, aproximou-se mais da população e adotando um estilo inédito foi às ruas da cidade realizar uma campanha memorável que lhe conduziu à Prefeitura de Ipiaú para o exercício do primeiro mandato, no período de 2000 a 2004. Obteve 1.800 votos a mais que o seu principal concorrente.
Concorreu à reeleição e logrou o êxito desejado. Em suas duas gestões implantou um estilo norteado na austeridade e transparência, combateu a corrupção, realizou inúmeras obras nas áreas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e educação. Incentivou a cultura, investiu na assistência social e promoveu a organização da cidade.
Também atuou no Poder Legislativo. Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, foi eleito vereador com mais de 3.000 votos, uma marca ainda não superada. Assumiu a presidência da casa, impondo o seu estilo administrativo. Agora recebe do mesmo parlamento onde atuou o título de Cidadão Ipiauense, legitimando ainda mais o seu amor por esta terra.
José Américo Castro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.