PL deve ficar com a maior bancada e Câmara será a menos renovada da história, diz levantamento

O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, caminha para eleger a maior bancada da Câmara dos Deputados neste ano, de acordo com projeções elaboradas pelo Instituto Ideia e divulgado por reportagem do Pulso, do jornal “O Globo”. A bancada do partido deve ficar entre 75 e 81 deputados. O PT deve alcançar até 74 vagas, ficando com a segunda maior bancada.

Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa de deputados federais estreantes na próxima legislatura tende a ser a menor da série histórica desde 1990. A projeção do instituto é de 34% de renovação na Câmara. Em 2018, a taxa de renovação havia sido a maior da série histórica: 47% dos eleitos eram estreantes.

“O montante de recursos é o maior projetor para a eleição de um deputado federal. Em 2018, os eleitos foram majoritariamente aqueles que gastaram de 80% a 100% do teto da campanha. Neste ano, vimos uma forte migração de parlamentares para os partidos com mais verba, como o União Brasil. O PL, além de destinar muito recurso para os candidatos à Câmara, acaba ampliando a probabilidade de que alguns desses nomes sejam ‘puxados’ pelos campeões de votos. O PP, por outro lado, colocou mais dinheiro proporcionalmente em cada candidato”, disse o diretor-executivo do Instituto Ideia, Mauricio Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.