O Uganda reafecta tropas para a fronteira da RDC face ao avanço das milícias M23
O exército ugandês enviou um contingente de tropas para o município de Kanungu, na fronteira com a RDC, face ao avanço das milícias rebeldes do Movimento 23 de Março em direcção à cidade fronteiriça de Ishasha.
O Tenente Coronel Robert Nahamya anunciou o destacamento na quinta-feira para "proteger os ugandeses que fazem parte das comunidades fronteiriças dos efeitos secundários do conflito armado" no nordeste da RDC.
Aí, o exército congolês tem estado envolvido num novo episódio do conflito de longa data com o M23 desde Março do ano passado, enquanto o governo acusa o Uganda e o Ruanda de apoiarem a guerrilha a fim de fomentar a instabilidade no território congolês. Ambos os países negaram qualquer envolvimento.
Ishasa está a tornar-se um novo epicentro do conflito à medida que milhares de congoleses fogem do avanço da M23, que há dias envia sinais confusos sobre os seus objectivos, retirando-se de partes do nordeste ao mesmo tempo que assume o controlo de outras cidades.
Neste momento, de acordo com fontes do diário ugandês 'Monitor', eles estão a apenas 20 quilómetros desta localidade depois de terem tomado o controlo de várias aldeias e mercados locais nas últimas horas.
Perante esta situação, o Coronel Nahamya apela aos "líderes locais e residentes das comunidades fronteiriças para que estejam vigilantes na presença de pessoas suspeitas a atravessarem a linha divisória entre os dois países".
Fonte: (EUROPA PRESS)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.