PT do Paraná envia ao MPF dossiê com 80 supostos envolvidos em ações golpistas

O diretório estadual do PT no Paraná enviou ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público paranaense uma notícia de fato em que aponta 80 pessoas que supostamente teriam participado dos ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A legenda pede que todas sejam investigadas.

O dossiê apresenta informações como nome completo, telefone, redes sociais, profissão e cidade de origem —todas elas, situadas no Paraná. O material ainda reúne publicações e vídeos que mostram golpistas participando dos atos de vandalismo.

“Os indicados participaram direta e ativamente no dia 8 de janeiro de 2023, atuando pessoalmente nas manifestações golpistas na capital federal, ou indireta e remotamente, através da convocação, organização, planejamento ou financiamento dos atos perpetrados”, afirma a notícia de fato, feita em nome do presidente do PT no Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato.

Mais de 2.500 denúncias teriam sido recebidas pela legenda em cerca de três dias, por meio de um canal aberto no WhatsApp.

“Não podemos permitir que paranaenses saiam do nosso estado e façam com que a história do nosso país fique manchada por tamanha barbárie. Estamos colaborando na identificação desses terroristas para que paguem pelo patrimônio público que foi destruído e saibam o respeito que se deve ter à democracia e ao pacto federativo”, afirma Arilson Chiorato.

O partido pede que seja instaurada uma investigação contra os supostos envolvidos pela prática de crimes como abolição violenta do Estado democrático de Direito, dano ao patrimônio público e organização e associação criminosa.

A notícia de fato enviada aos órgãos é assinada pelos advogados Luiz Eduardo Peccinin, Dylliardi Alessi e Priscilla Conti Bartolomeu.

Mônica Bergamo/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.