“Janeiro Branco” foi marcado por importantes atividades em Ipiaú

Janeiro Branco” foi marcado por importantes atividades em Ipiaú/Sarau
Um sarau com karaokê, realizado na tarde de ontem, terça-feira, 31 ,na sede do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I-, marcou o encerramento da programação do “Janeiro Branco”, campanha que é deflagrada no primeiro mês do ano e objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre a mesma. O sarau, com usuários do CAPS, reforçou o quanto a música pode contribuir para o bem-estar emocional.
Janeiro Branco” foi marcado por importantes atividades em Ipiaú
Neste ano o “Janeiro Branco” abordou o tema “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO” tendo como proposta auxiliar as pessoas trazendo informações e psicoeducando no sentido de que "quem cuida da mente, cuida da vida”. Enfim, despertar a população para os cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse e quebrando tabus, tipo “ só quem cuida da saúde mental é quem já estar acometido por algum transtorno mental”.
Usuários do CAPS
No decorrer do mês, a Secretaria de Saúde de Ipiaú, através do CAPS I, promoveu momentos de interação com usuários do serviço.

Ações feitas para ampliar a conscientização sobre o tema da campanha, mobilizaram profissionais de saúde e envolveram atividades como roda de conversa, sala de espera, educação física, bate-papo com a psicóloga Jéssica Bacelar, atual coordenadora do CAPS e um passeio em Ilhéus, onde a equipe do CAPS conduziu os usuários até a praia e pontos turísticos, visando fortalecer a importância do lazer e diversão para o equilíbrio da saúde mental.
Equipe do CAPS
A temática da campanha também foi abordada com Servidores da Prefeitura de Ipiaú enfatizando a importância de cuidar da saúde emocional.

A coordenadora do CAPS Jéssica Bacelar sinaliza que a campanha não finaliza no mês de Janeiro e sim prossegue o ano inteiro pois “falar sobre saúde mental é falar sobre qualidade de vida, sendo um dos principais objetivos ‘prevenir o adoecimento mental através da psicoeducação”.

( José Américo Castro/Ascom-Prefeitura de Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.