Lula chama encontro com Maduro de momento histórico que revive política externa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (29) que a visita do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, é um momento histórico e que “reflete uma política externa séria”.

“Queria dizer a alegria desse momento histórico que estamos vivendo. Depois de oito anos, o presidente Maduro volta a visitar o Brasil, e nós recuperamos o direito de fazer política de relações internacionais com a seriedade que sempre fizemos sobretudo com os países que fazem fronteira com o Brasil”, afirmou.

Lula deu uma declaração à imprensa ao lado de Maduro. O venezuelano realiza visita ao oficial ao Brasil, anunciada de última hora pelo governo brasileiro.

Ele ainda participa na terça-feira (30) de encontro proposto por Lula com presidentes da América do Sul, na tentativa de criar uma nova integração na região.

A visita oficial de Maduro, como chefe de Estado, só entrou na agenda de Lula na manhã desta segunda-feira, poucas horas antes do início dos ritos. Vindas de chefes de Estado costumam ser divulgadas com muita antecedência

O governo nem mesmo confirmava um encontro bilateral entre os dois chefes de Estado, à margem do encontro com presidentes sul-americanos. A informação, no entanto, já circulava nos corredores do Palácio do Planalto.

Maduro chegou no meio da manhã ao Palácio do Planalto, sendo recebido por Lula na rampa presidencial. Os dois, então, tiveram um encontro reservado, seguido de uma reunião ampliada, com a participação de assessores e ministros.

Renato Machado e Ricardo Della Coletta, Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.