Partidos de esquerda buscam pressionar relator a mudar arcabouço

O fórum de partidos de esquerda deve se reunir na semana que vem com o relator do projeto do arcabouço fiscal na Câmara, deputado Cláudio Cajado (PP-BA).

A ideia é apresentar sugestões para dar mais flexibilidade às despesas e investimentos na nova regra. Entre elas, a retirada de itens como saúde, educação e Bolsa Família, além de aumentar os percentuais para o crescimento do gasto em termos reais.

“Temos uma avaliação crítica da proposta. Além das emendas parlamentares, que são um recurso legítimo da Câmara e do Senado, queremos também colocar nossos argumentos diretamente para o relator. Não é possível que ele escute apenas o lado dos empresários e do mercado financeiro”, diz o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

O fórum reúne os presidentes e líderes congressuais de PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PV e Rede. Cajado tem dado demonstrações de que pode caminhar no sentido contrário ao defendido pela esquerda, ou seja, endurecer as regras do arcabouço.

Os partidos de esquerda ainda não se comprometeram a apoiar o texto enviado pelo Executivo ao Congresso e dizem que isso dependerá de como ficará a redação final do projeto.

Fábio Zanini / Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.