Lula nega deslocamento de Rui para Petrobras durante negociações com PL e Republicanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em negociações avançadas com os partidos PL e Republicanos para compor o seu governo, mas ele negou categoricamente a possibilidade de deslocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para a presidência da Petrobras, a fim de abrir espaço para os pretensos aliados do Centrão.

Em uma coletiva de imprensa realizada em Bruxelas, após a reunião de cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE), nesta quarta-feira (19), Lula afirmou enfaticamente que essa decisão é de sua alçada como presidente, não do partido que pleiteia ministérios.

“Não existe. Estou te dizendo com todas as palavras, não existe a possibilidade”, declarou Lula.

O presidente ressaltou que é ele quem discute a nomeação dos ministros, e não o partido que solicita a pasta. Ele expressou seu interesse em trazer os partidos do Centrão para a base aliada do governo, mas pediu cautela nas negociações, a fim de construir um acordo sólido e duradouro.

“No momento apropriado, quando as férias dos deputados terminarem, sem a pressa dos líderes, mas com a serenidade necessária para liderar um país importante como o Brasil, chamarei as pessoas para conversar. Então, oferecerei o que considero necessário para construir a estabilidade no Congresso Nacional que precisamos”, concluiu Lula.

Ele acrescentou que irá dialogar “com todas as forças políticas” para realizar as “mudanças legislativas necessárias para o Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.