Conferencia municipal de cultura reafirmou o perfil democrático de Ipiaú
A 2ª Conferência Municipal de Cultura, promovida conjuntamente pela Prefeitura de Ipiaú e Conselho Municipal de Políticas Culturais, obteve o êxito desejado pelos seus organizadores e esteve em plena sintonia com o tema: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social.
O evento, teve a sua abertura na sexta-feira, 29 de setembro, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, com a leitura de um poema de Castro Alves,pelo ator Paulo Santos. Em seguida aconteceu a formação da mesa que foi composta por autoridades do município, dirigentes de entidades culturais e representantes territoriais do setor.
A prefeita Maria das graças foi representada pela secretária municipal de Saúde, Laryssa Dias.
Na oportunidade o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Eventos de Ipiaú, Caio Braga disse dos objetivos da conferencia, destacando que a Prefeitura, através da pasta da cultura, tem se pautado pela transparência e o diálogo com a sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais.
Ainda na solenidade de abertura da conferencia aconteceram os espetáculos do Stars Dance Ipiaú e da poeta e performer Daniela Galdino . Ambos foram muito aplaudidos pela platéia formada por fazedores da cultura, estudantes e populares.
Na manhã de sábado, 30, após o credenciamento dos participantes, aconteceu uma apresentação de Samba de Roda de Cabula, por um grupo de axé da cidade,e em seguida a Palestra Magna proferida por André Bomfim, Representante Territorial de Cultura-RTC, Médio Rio das Contas.Ele lembrou que as conferências vem expressando a retomada da democracia no Brasil.A palestra norteou as discussões dos eixos temáticos para a composição do Plano Municipal de Cultura e encaminhamentos às convenções territorial e estadual. A votação das propostas contidas nos eixos temáticos e a escolha dos nove delegados para a Conferencia Territorial reafirmaram ainda mais o caráter democrático do evento.
Como delegado para a Conferencia Estadual de Cultura, foi eleito Ivan Santos, coordenador do Coletivo Cultural de Ipiaú.
O encerramento da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Ipiaú aconteceu em alto estilo na Praça do Cinquentenário com a realização do Vº Sarau do Coletivo Cultural que a exemplo das edições anteriores trouxe uma programação que envolveu diversas linguagens culturais e vem se consolidando no calendário de eventos da cidade.
(José Américo Castro-DECOM/Prefeitura de Ipiaú).Fotos-Michel Querino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.