Servidores da Fiocruz se dizem ‘penalizados’ e ‘esquecidos’ e cobram Lula por reajuste

Prédio da Fiocruz, no Rio de Janeiro
Servidores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) endereçaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta em que expõem sua frustração com a ausência de reajuste salarial para este ano.

O último aumento concedido aos colaboradores da instituição foi de 9% e ocorreu no ano passado, após seis anos sem nenhum tipo de correção pela inflação. Um plano prevê reajuste zero para este ano, que seria sucedido por um aumento de 4,5% em 2025 e, posteriormente, mais 4,5% em 2026.

“Da revolta da vacina ao mosquito mutante, são mais de cem anos de serviço público, década após década, todos os dias, em todos os lugares, cumprindo a missão que a nação nos deu: salvar vidas sob a bandeira da democracia, da sustentabilidade e da paz”, diz a carta destinada a Lula.

No documento, que é assinado pelo Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN), afirma que os quadros da Fiocruz lutaram contra o tempo e trabalharam “sob o peso de um flagelo mortal” durante a pandemia de Covid-19, em busca de uma vacina contra o vírus.

“Se outras categorias tiveram recomposição salarial no início de 2024, onde estão os avanços na valorização de quem faz a ciência avançar, de quem cuida de criar e preservar vidas melhores para todos?”, questionam os servidores da Fiocruz.

“O plano atual é incoerente e insuficiente. Dia e noite, nós, trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz, jamais descuidamos de nosso compromisso com a sociedade, onde quer que esteja, porque compreendemos que saúde é democracia e democracia é saúde. Fomos penalizados, esquecidos? É injusto, é inaceitável”, afirmam ainda.

Uma cópia da carta também foi remetida à ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela foi a primeira mulher a presidir a centenária instituição, referência em ciência, saúde pública e tecnologia em saúde da América Latina.

Mônica Bergamo/Folhapress



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.