Rui Costa ensaia retorno aos holofotes do debate eleitoral na Bahia e confirma presença em evento para fortalecer nome do PT em Conquista

Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) e deputado federal Waldenor Pereira (PT)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ex-governador da Bahia, inicia 2024 diferente de 2023, ao menos quando se trata das eleições municipais. Ele confirmou presença na reunião ampliada do diretório estadual petista em Vitória da Conquista, neste sábado (20), que tem como o principal objetivo impulsionar a pré-candidatura do deputado federal Waldenor Pereira (PT) à Prefeitura da terceira maior cidade do Estado.

A presença de Rui na reunião, que acontece na Chácara Santa Tereza, na localidade da Boa Vista, a partir das 9h, foi confirmada pelo presidente do PT baiano, Éden Valadares. O ministro não participou, em 2023, de nenhum encontro ou plenária do partido para tratar do pleito de 2024. Ele também não se fez presente nas reuniões do conselho político, inclusive na última, no final de dezembro, que confirmou a pré-candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) ao Palácio Thomé de Souza.

Em Conquista, há uma divisão no grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com duas pré-candidaturas competitivas: a de Waldenor e a da vereadora Lúcia Rocha (MDB). A emedebista lidera as pesquisas de consumo interno feitas na cidade, inclusive as encomendadas pelos petistas e pela prefeita Sheila Lemos (União), postulante à reeleição.

Diante da resistência do MDB e do PT em abrir mão da cabeça de chapa, a tendência hoje é que a base de Jerônimo tenha duas candidaturas no primeiro turno. Waldenor já tem o apoio público dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), e deve receber neste sábado o de Rui Costa. Jerônimo segue com o discurso de unificação da base, sem declarar apoio a Waldenor ou a Lúcia, mas estará presente na reunião ampliada do diretório petista.

Durante a agenda do presidente Lula (PT) em Salvador, nesta quinta (18), para lançar o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, Rui Costa citou Waldenor Pereira no discurso. Ele disse que o parlamentar quer “fazer muito mais por Conquista” além de representar o município na Câmara Federal.

Apesar de Lúcia liderar as pesquisas, quem reuniu até aqui o maior número de apoios partidários foi Waldenor. Além do PT, do PCdoB e do PV, que formam uma federação, declararam aliança com o petista o PSD, PSB, Avante, Podemos e Solidariedade.

A reunião ampliada do diretório do PT contará com a presença de parlamentares, prefeitos, vereadores e pré-candidatos no pleito de 2024. Na ocasião, além do debate sobre Vitória da Conquista, as eleições em outros municípios também estarão em pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.