Autor da lei, Ricardo Almeida comemora lançamento da Carteira de Identificação para pessoas com Fibromialgia
Vereador de Salvador, Ricardo Almeida (Podemos) |
“Reconhecer o sofrimento das pessoas que sofrem com Fibromialgia é obrigação do Estado. E eu digo Estado nos seus três entes federativos: municípios, estados e União. E o que eu fiz, através do gabinete, foi dar visibilidade àqueles que sofriam as escondidas. Sofriam, às vezes, reclusos dentro de casa, se deprimindo, se angustiando, porque muitas vezes o fibromiálgico passa por situações constrangedoras de extremo preconceito e discriminação pelo desconhecimento das pessoas da doença”, comemorou o edil autor do projeto que se tornou a lei nº 9.708 /2023.
Ricardo salientou que, por ser uma doença silenciosa, que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. É acompanhada por sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.
Ricardo também é autor do projeto que prevê a distribuição gratuita na rede municipal de medicamentos que um fibromialgico precisa fazer uso diariamente para amenizar suas dores. De acordo com o vereador, alguns desses medicamentos já estão sendo distribuídos após sua iniciativa.
“Quero agradecer ao prefeito Bruno Reis a sua sensibilidade e à secretária municipal de saúde Ana Paula Matos por terem validado, reconhecido a importância disso para a sociedade. Seguiremos sensíveis, nos importando com aquilo que o povo precisa. Essa é uma vitória de todos nós”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.