Empresas cancelam voos para Porto Alegre, e aeroporto suspende operações
A gestão do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, suspendeu por tempo indeterminado na noite desta sexta-feira (3) os pousos e decolagens no local.
Segundo a Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, a decisão foi tomada devido ao elevado volume de chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias e para garantir a segurança de funcionários e passageiros
“Aos passageiros, pedimos que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos”, disse a empresa.
Durante o dia, o aeroporto funcionou de forma contingencial. De acordo com a empresa, 15 voos, entre chegadas e partidas, haviam sido cancelados pelas empresas aéreas até às 18h30 desta sexta-feira.
Segundo o site Aeroin, pilotos relataram que uma parte da pista de táxi foi fechada por alagamento. Questionada, a concessionária não confirmou a informação.
Porto Alegre vive um dia caótico por causa das inundações provocadas pela cheia histórica do lago Guaíba.
O lago ultrapassou a marca de 4,5 metros no Cais Mauá pela manhã. É nível mais alto desde 1941, a maior enchente da história da cidade, quando o Guaíba atingiu 4,76 metros. O nível de alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros, sendo 3 metros para inundação.
Ao todo, 39 pessoas morreram por causa da tragédia no Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado no fim da tarde desta sexta.
Outros aeroportos da região sul do país também enfrentam problemas. Segundo a Aena Brasil, concessionária que administra o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foram cancelados dois voos que seguiriam para Caxias do Sul (RS), um para Porto Alegre, um para Florianópolis e um para Curitiba.
A companhia aérea Latam disse que todos os seus voos com saída de Porto Alegre ou que tenham a capital gaúcha como destino, até às 12h deste sábado (4), estão cancelados.
“A operação da companhia em Caxias do Sul e Passo Fundo segue normal, com a possibilidade de impactos em função das chuvas na região”, diz a empresa.
A companhia afirma que está oferecendo flexibilidade comercial para quem tem voos até o domingo (5), que envolvam essas localidades. A alterações de data ou voo, sem multa ou diferença tarifária, pode ser realizada diretamente no site da empresa na seção “Minhas Viagens”.
A Azul afirma que cancelou todos os pousos e decolagens no aeroporto de Porto Alegre até às 12h de domingo.
“Os clientes com voos agendados nesse período deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, e que também estarão disponíveis via site e aplicativo”, diz a Azul.
“Demais clientes que optarem por alterar sua passagem poderão realizar a solicitação para a até três dias após a data da viagem, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar via canais oficiais de atendimento o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia”.
A Gol diz que cancelou todos seus voos com partida ou chegada à capital gaúcha até as 23h59 domingo. “A decisão foi tomada devido ao aeroporto estar impraticável no momento”, diz.
A companhia afirma que em virtude da situação, desde a quarta-feira passada (1º) até o próximo dia 31 os clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santo Ângelo) e em Santa Catarina, no aeroporto de Chapecó, poderão deixar o valor da passagem em crédito, sem pagamento da taxa de cancelamento e isenção da de remarcação.
Fábio Pescarini/Folhapress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.