TJ-BA promove ‘I Encontro na Casa da Mulher Brasileira’ com especialistas do campo da Psicologia e do Serviço Social 

Com a participação de diversos especialistas no campo da ciência psicossocial, o “I encontro dos Estudantes de Psicologia da Ucsal”, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Coordenadoria da Mulher, na Casa da Mulher Brasileira, possibilitou a articulação sobre temáticas que envolvem o empoderamento e a autonomia das mulheres. 

Realizado no dia 07 de maio, em parceria com a Universidade Católica do Salvador (Ucsal), o momento promoveu a discussão de temas como a rede de proteção, os desafios e as perspectivas futuras referentes ao combate à violência de gênero.

Na ocasião, a presidente da Coordenadoria da Mulher do TJ-BA, desembargadora Nágila Brito, versou sobre os desafios e as propostas de expansão, acolhimento, escuta, suporte e acompanhamento psicossocial para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

Dentro da programação, os participantes tiveram, também, a oportunidade de compreender a missão, os objetivos e a finalidade da Casa, localizada no bairro de Tancredo Neves e inaugurada em dezembro de 2023. 

Em prol da solidariedade, foi realizada uma campanha de doação de roupas femininas e infantis em bom estado de uso e conservação, destinadas ao alojamento da Casa da Mulher Brasileira. 

Casa da Mulher Brasileira 

O TJ-BA mantém um espaço que abriga Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Casa, além de outros serviços oferecidos pelo Judiciário. Essa estrutura é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Governo Federal, que lançou o Projeto da Casa da Mulher Brasileira no país. 

Além das Varas de Violência Doméstica, a unidade reúne o Núcleo Especializado da Defensoria Pública; a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); a Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal especializada no atendimento a mulheres); o Batalhão da Ronda Maria da Penha para o acompanhamento de medidas protetivas; o Posto do Departamento de Polícia Técnica; alojamento de passagem; transporte; e brinquedoteca. 

A Casa funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, oferecendo às vítimas acolhimento e apoio psicossocial por meio de uma equipe multidisciplinar que presta atendimento contínuo, promovendo o resgate da autoestima, a autonomia e a cidadania. Além disso, o Centro conta com recursos como salas de atendimento em grupo e atendimento individual, bem como salas de reunião e refeitórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.