Unidades da Bahia ganham 81 novos aspirantes-a-oficial

Um clima de emoção tomou conta de formandos, familiares e amigos na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), na noite desta quinta-feira (2), durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Oficiais (CFO), quando 81 alunos-a-oficial foram declarados aspirantes. 
A turma, que ingressou na Academia da Polícia Militar (APM) em julho de 2021, é composta por 74 homens e sete mulheres. Entre os formandos, 57 já eram policiais militares e realizaram concurso para o oficialato. Após três anos de jornada acadêmica na APM, eles ficarão lotados em Companhias e Batalhões, num período de estágio de um ano. Ao final, os aspirantes serão promovidos a tenentes.

“A partir deste momento vocês colocam em prática os conhecimentos adquiridos, com o compromisso de atuarem com integridade e legalidade na proteção dos direitos da sociedade baiana”, ressaltou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.

Durante a solenidade, os alunos-a-oficial que têm como como patrono o coronel Siegfrid Frazão Keysselt, fizeram a devolução do espadim, arma-símbolo do aprendiz militar. O encerramento do ciclo e a abertura de um novo é marcado pelo ato do recebimento da espada, que foi realizado por padrinhos e madrinhas dos aspirantes.

Foram condecorados ainda os alunos que conquistaram as melhores médias. O Prêmio 10º Corpo de Voluntários da Pátria foi entregue ao aspirante-a-oficial Amambay, que reuniu as melhores médias das matérias do ensino fundamental do CFO, e o Prêmio 41º Corpo de Voluntários da Pátria foi entregue ao aspirante-a-oficial Moura que reuniu as melhores médias das matérias do ensino profissional do CFO.

Também primeiro colocado na classificação geral do CFO, aspirante Amambay recebeu a Medalha General Dionísio Cerqueira, em reconhecimento ao mérito intelectual.

 “Hoje estou concretizando um sonho e revivendo uma conquista. Sempre almejei ser primeiro lugar do CFO, assim como um dia estive aqui neste mesma área cívica quando conquistei o primeiro lugar na formatura do ensino médio, no Colégio da Polícia Militar (CPM) Lobato. Estou revivendo a emoção e tenho meu pai como maior fonte de inspiração, minha referência",  destacou o aspirante Amambay, filho do cabo Amambay, lotado na Guarda da VPMB.

Com a voz embargada e os olhos cheios de lágrimas, o policial militar, pai do aspirante, não conseguiu conter a emoção. "Um exemplo de força, dedicação e luta. Não tenho palavras para descrever tamanho orgulho que estou sentindo pelo meu filho", ratificou o cabo Amambay.

Na última terça-feira (30), os aspirantes receberam pistola Glock e colete antibalístico, dessa forma, eles terão carga do armamento considerado de última geração para o exercício das atividades operacionais em toda a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.