Câmara vota nesta terça-feira a LDO para 20

Em Sessão ordinária a ser realizada nesta terça feira, 25/06, às  20:00 horas, o plenário da Câmara Municipal de Ipiaú estará  discutindo e votando o Projeto de Lei  009/2024, referente à Lei das    Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A matéria já tramitou pelas comissões competentes, encarregadas da   sua apreciação e emissão dos pereceres necessários.

A LDO é a norma que dirige e orienta o orçamento do município para o próximo ano, assim como define quais prioridades devem vir no planejamento. A LDO também traz uma série de regras para elaborar, organizar e executar o orçamento a ser administrado pelo próximo (a)prefeito(a) de Ipiaú.

A Lei das Diretrizes Orçamentárias, compõe com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA),  instrumentos de planejamento estratégico que garantirão o desenvolvimento sustentável do município pelos próximos anos.  Sendo assim é uma das principais decisões que cabem aos vereadores  tomarem  durante o período legislativo.

No projeto da LDO encaminhado à Câmara  pela prefeita Maria das Graças, constam as metas e as prioridades da administração municipal , a estrutura e a organização do orçamento , os mecanismos do equilíbrio entre a receita e a despesa, a reserva de contingência, as alterações na legislação tributária municipal , os parâmetros para elaboração da programação financeira e dos  cronograma mensal de desembolso e as metas e riscos fiscais.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Serviços Públicos da Câmara, presidida pelo vereador  Cláudio Nascimento -PT-, realizou reunião específica , com os demais vereadores,  no  último dia 14 de maio,para um amplo debate sobre a matéria orçamentária.

METAS
Dentre as metas previstas no Projeto de Lei  009/2024, constam os seguintes destaques nas respectivas áreas:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Lazer  e Turismo- Construção de três quadras esportivas  e a manutenção de todas as atividades de apoio ao esporte e ao turismo ;
 ⁠Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: construção de nova sede do Cras - Centro de Referência e  Apoio Social,

⁠Secretaria Municipal de Educação-  Manutenção de todos os programas essenciais da educação no município,  de apoio a creche, pré escola , Educação Infantil, Fundamental 1 e Fundamental 2, assim como a construção de um Centro Multifuncional e a  implantação de uma  Escola de Música e apoio à sala de cinema;

- Secretaria Municipal de Saúde: manutenção de todos os programas básicos;  implantação do CAPS III  voltado ao atendimento  de pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida; implantação do Centro de Zoonoses;

Na Secretaria de Infraestrutura o destaque fica para a  construção de 450 m² de escadarias,  cinco praças, construção de Anel Rodoviário na extensão de 10 km e construção de 300 unidades habitacionais. Além da manutenção de todos os outros programas.

Já na  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos  as principais metas   estão direcionadas para a implantação de três semáforos novos e a manutenção de todos os demais programas
Na  ⁠Secretaria de Desenvolvimento Econômico serão  mantidas  como diretrizes estratégicas a  implantação do Polo Industrial de Ipiaú e diversos outros programas de melhorias.

Na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o  destaque fica para implantação da Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo Urbano , manutenção do Programa de Revitalização de Riachos e Nascentes e a Requalificação da Casa da Farinha da Fazenda do Povo .
( José Américo Castro/ASCOM-Câmara Municipal de Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.