Glossário Eleitoral: entenda a relação entre as festas juninas e os “santinhos” eleitorais

Distribuição de pequenos panfletos com a imagem de santos populares é uma prática antiga entre os fiéis da Igreja Católica

O mês de junho está chegando ao fim e, com ele, lá se vão as festas juninas e seus “arraiás”. Repletas de muita música e de comidas típicas, elas são uma homenagem a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas qual é a relação desses (e de outros) santos com as eleições? A gente explica.

Assim como ocorre hoje durante o período eleitoral, a distribuição de pequenos papéis com a imagem e o nome dos santos é uma prática antiga e popular na Igreja Católica – daí a origem da expressão "santinhos".

Nas eleições, além da foto nos folhetos, o nome do político vem acompanhado do cargo que a pessoa disputa e do número da candidatura. No Glossário Eleitoral, os “santinhos” são definidos como “pequenos prospectos de propaganda eleitoral com retrato e número do candidato a cargo público”.

Produzido pelos partidos políticos, pelas coligações, pelas federações ou pelas candidatas e pelos candidatos, esse material ajuda as eleitoras e os eleitores a terem acesso ao número de identificação da candidatura preferida, que deverá ser digitado na urna eletrônica no dia da votação.

Se você acha que o termo está fora de moda, saiba que já houve um tempo em que esse material de campanha era chamado de “volante”. Mas essa é uma outra história.

Glossário

O Glossário Eleitoral é um serviço disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que explica mais de 300 verbetes jurídico-eleitorais. As expressões estão distribuídas em ordem alfabética, o que facilita a consulta.

DV/EM, DB

Leia mais:

Veja os “santinhos” dos candidatos a presidente da República Eduardo Gomes, em 1945, e Jânio Quadros, em 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.