Ipiaú inicia primeira formação continuada para cuidadores escolares de alunos com necessidades educacionais específicas
A prefeitura de Ipiaú deu início hoje (01) à sua primeira Formação Continuada para Cuidadores Escolares de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). O evento foi realizado no salão de Jovens da Primeira Igreja Batista (PIB), com o tema "Cuidador Escolar: Atuação no cuidar e auxiliar na construção da autonomia do sujeito com deficiência."
A palestra inaugural foi ministrada por Maristela Amaral, doutoranda e mestre em Linguística, além de neuropsicopedagoga. Amaral compartilhou conhecimentos valiosos sobre as melhores práticas para apoiar alunos com NEE, enfatizando a importância de construir autonomia e independência para esses estudantes.
A prefeita Maria das Graças comemorou o início dessa iniciativa, destacando o esforço conjunto da gestão municipal para promover a educação inclusiva em Ipiaú. "É uma grande vitória para a nossa gestão e para a Secretaria de Educação trabalhar a educação especial a partir de uma perspectiva inclusiva.
A contratação de cuidadores escolares foi uma ação muito bem pensada, resultado de diversas reuniões com pais, diretores de unidades escolares e a comunidade. Menos de 10% dos 417 municípios da Bahia fazem esse tipo de contratação, e Ipiaú está sendo pioneiro nesse sentido. É a primeira capacitação, mas haverá outros três encontros, formando continuadamente esses profissionais que vão trabalhar com nossas crianças especiais," afirmou a prefeita.Essa formação continuada é fruto de uma solicitação dos pais e uma mediação do Ministério Público, visando a contratação de cuidadores escolares para crianças com necessidades específicas. “Além dos encontros presenciais, foi disponibilizado um curso online para todos os cuidadores, ampliando as oportunidades de aprendizado e capacitação”, ressaltou a secretária municipal de Educação Erlândia Souza.A iniciativa também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente através do programa Crescer, que oferecerá suporte adicional durante as formações. Profissionais desse programa irão colaborar para garantir um atendimento integral e de qualidade às crianças.A formação continuada para cuidadores escolares representa um passo significativo para a inclusão e o atendimento adequado dos alunos com NEE em Ipiaú, reforçando o compromisso da administração municipal com uma educação mais inclusiva e acessível para todos.
Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú
Fotos: Maicon Alves
Incluir pfvr foto da equipe, mas não precisa ser a capa
Bom dia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.