Presidente do TSE destaca início do horário eleitoral gratuito nesta sexta (30)
Ministra Cármen Lúcia afirmou que o horário é um espaço de exercício democrático da informação
“Estamos há 37 dias do 1º turno das Eleições 2024. Gostaria de
lembrar que, por meio do horário eleitoral gratuito, se dá ciência, cada
vez se informando mais, como é próprio de um processo eleitoral
democrático, das propostas e dos candidatos. Será mais um espaço de
exercício democrático de informação, que é livre, ressalvas feitas
exclusivamente àquelas que não podem ser dadas. A propaganda eleitoral e
o horário eleitoral gratuito são próprios do processo”, afirmou a
ministra Cármen Lúcia.
O horário eleitoral gratuito relativo ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024 começa nesta sexta-feira (30) e segue até o dia 3 de outubro. Será transmitido pelas emissoras de rádio e de televisão. Candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem utilizar esse espaço de propaganda para informar à eleitora e ao eleitor as ideias e propostas para as suas cidades.
A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que trata da propaganda eleitoral, define as regras de veiculação nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das câmaras municipais.
A partir desta sexta-feira, 30 de agosto, o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão terá início, marcando uma fase crucial da campanha eleitoral em todo o Brasil. A exposição das propostas aos eleitores será intensa até o dia 3 de outubro.
No rádio, as propagandas eleitorais serão transmitidas de segunda a sábado, em dois horários: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Além desses períodos, os partidos têm direito a 70 minutos diários de inserções ao longo da programação para divulgar suas candidaturas e propostas.
Fonte: TSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.