Baleia que era suspeita ser 'espiã' a serviço de Putin é encontrada morta
Hvaldimir, a baleia beluga que hamou a atenção em 2019, foi encontrada sem vida, este sábado (31), na Noruega.
Hvaldimir/Foto X |
O mamífero suscitou interesse depois de há cinco anos ter
sido encontrada com uma espécie de cinto com uma câmara integrada.
Alegou-se na ocasião que o animal seria um espião ao serviço de Vladimir
Putin.
Hvaldimir foi encontrada no sábado, por uma organização sem fins lucrativos, que trabalhou para proteger a baleia.
Sebastian Strand, fundador da Marine Mind, disse que viu a baleia morta flutuando perto de Risavika, no sudoeste da Noruega. A causa da morte não ficou imediatamente clara.
"É de partir o coração. Ela tocou o coração de milhares de pessoas aqui na Noruega", lamentou.
A baleia foi encontrada em 2019 e dada as suspeitas em torno de estar ao serviço da Rússia, decidiu-se dar-lhe o nome de Hvaldimir que é a combinação de “hval”, a palavra norueguesa para baleia, e o
nome Vladimir.
Em memória amorosa de Hvaldimir
É com o coração pesado que partilhamos a notícia do falecimento de Hvaldimir. Esta manhã, depois de receber um relatório de avistamento de um local, a nossa equipa chegou a encontrar Hvaldimir a flutuar pacificamente na água, já não está entre nós. Será conduzida uma necropsia para determinar a causa da morte.
Hvaldimir não era apenas uma baleia beluga; era um farol de esperança, um símbolo de conexão e um lembrete do profundo vínculo entre os seres humanos e o mundo natural. Nos últimos cinco anos, ele tocou a vida de dezenas de milhares, reunindo as pessoas com admiração das maravilhas da natureza. Sua presença nos ensinou sobre a importância da conservação dos oceanos, e ao fazê-lo, ele também nos ensinou mais sobre nós mesmos.
Hvaldimir colmatou o fosso entre humanos e animais selvagens de uma forma que poucos conseguem. Ele era especial para tantos, deixando uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de encontrá-lo. Seu legado continuará a inspirar nosso trabalho e nossa missão de proteger o oceano e seus habitantes.
Descanse em paz, Hvaldimir. Você vai fazer muita falta, mas nunca será esquecido.·
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.