Serviço de Verificação de Óbito completa dois anos de atuação com foco na humanização
Nesta segunda-feira (23), o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de
Salvador e Região Metropolitana completou dois anos de funcionamento,
consolidando-se como um marco na saúde pública da Bahia. Desde sua
inauguração, o SVO, a primeira unidade da Secretaria
de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a realizar necropsias para elucidar
mortes por causas naturais, tem cumprido um papel essencial na geração
de dados estatísticos de mortalidade e no apoio às famílias em momentos
de luto.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Paulo
Barbosa, subsecretário estadual da Saúde, que representou a Secretária
Estadual da Saúde, Roberta Santana; Lizandra Amim, diretora-geral da
Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS);
Raoni Rodrigues, assessor da Superintendência de Vigilância e Proteção
da Saúde da Bahia, representando Rívia Barros; Ricardo Mendes de Barros,
delegado de Polícia Civil e assessor técnico, representando Heloísa
Brito, Delegada Geral da Polícia Civil da Bahia;
e Ita de Cácia, gestora do SVO.
Durante o evento, Paulo Barbosa destacou a relevância do SVO para a
região. “O SVO desempenha um papel fundamental ao fornecer dados
confiáveis que ajudam a construir indicadores de saúde. Esses dados são
de suma importância para nortear ações e políticas públicas.
Nosso objetivo é expandir esse serviço para todo o estado da Bahia”,
declarou o subsecretário.
A implementação do serviço foi fruto de uma cooperação técnica entre a
Sesab/Suvisa e que se tornou viável após a assinatura do Termo de
Cooperação Técnica com a Secretaria de Segurança Pública/Departamento de
Polícia Técnica/Instituto Médico Legal Nina Rodrigues
e o Instituto de Identificação Pedro Melo. Sob a gestão da FESF-SUS, o
serviço se destacou como referência nacional, oferecendo capacitação
para profissionais e abrindo espaço para residentes médicos de
universidades públicas e instituições parceiras.
Lizandra Amim, diretora-geral da FESF-SUS, destacou o papel da Fundação
na gestão do SVO. "Assumimos o desafio de gerir e qualificar um serviço
essencial para o estado, formando uma equipe dedicada a oferecer
atendimento de excelência. Graças à parceria com
o Governo do Estado, este trabalho vai além das famílias atendidas,
contribuindo diretamente para a construção de políticas de saúde
eficazes", concluiu.
Ita de Cácia, gestora do SVO, apresentou um balanço sobre o
funcionamento do serviço, abordando aspectos como o acolhimento às
famílias. O evento contou ainda com um ato ecumênico simbólico conduzido
pelo Padre Clóvis e pela Ia Ubiracy, que homenageou os trabalhadores
do SVO, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais no
suporte aos familiares e na atuação durante o luto.
Ascom Fesf
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