Lideranças do movimento negro abandonam Geraldo Júnior e declaram apoio a Kleber Rosa

 

Foto: Erlon Sousa/Divulgação

Lideranças históricas do movimento negro de Salvador filiadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e a outras siglas de esquerda declararam, durante plenária realizada na quarta-feira (2), que não irão continuar na campanha de Geraldo Júnior (MDB) e apoiarão a candidatura de Kleber Rosa (PSOL) à Prefeitura de Salvador.

O secretário de Comunicação da executiva municipal do PT e ativista do movimento negro, Jucimar Brito, pontuou que a militância do Partido dos Trabalhadores tem “opinião própria” e, após diversas reuniões internas, alguns militantes deliberaram apoiar a candidatura de Kleber Rosa por causa da trajetória política do psolista que sempre ‘caminhou” junto com os partidos de esquerda, com os movimentos sociais e com a militância do movimento negro.

“O PT é um partido Livre e nós militantes somos livres. Essa será a nossa contribuição para uma cidade mais negra e mais popular. A candidatura de Kleber representa nossa cidade e, no segundo turno, terá o apoio de todos os partidos de esquerda. Afinal de contas, nossos maiores adversários continuam sendo o racismo, a fome e a desigualdade social”, disparou o dirigente do PT.

Raimundo Bujão, uma das principais lideranças petistas do movimento negro da capital baiana, ressaltou que Kleber é um candidato “legítimo” do movimento negro na disputa à Prefeitura de Salvador. “O PT lançou Major Denice, que é uma mulher negra, mas que não tinha a dimensão exata da luta contra o racismo. Portanto, estamos fechados com Kleber, pois possui uma história de vida em prol da implementação das Ações Afirmativas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na luta contra a exclusão social em nossa cidade”, assegurou o petista.

Kleber Rosa agradeceu o apoio das lideranças do movimento negro e destacou que iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e na luta racial através da atuação no movimento negro. “O objetivo da nossa candidatura não é apenas para demarcar posição. Temos um projeto de cidade que não abrimos mão. Me enche de muita alegria receber o apoio de todas as lideranças que estão hoje aqui. São lideranças históricas do movimento negro e do PT da nossa cidade. Essa é a minha história. Me forjei na luta racial. Essa é a minha ancestralidade”, celebrou o prefeiturável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.