Manifestantes pedem saída de Nísia por mudança em administração de hospitais federais

Profissionais de hospitais federais do Rio de Janeiro realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (31) pedindo a saída da ministra, Nísia Trindade, além de protestarem contra recentes mudanças na administração dos hospitais federais do Rio.

A manifestação, coordenada por membros do Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro), aconteceu em frente ao local do G20, no Rio de Janeiro, onde está presente a ministra da Saúde.

O Ministério da Saúde iniciou uma reestruturação na gestão dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro – Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e dos Servidores.

Em outubro, foi oficializada a transferência da administração do Hospital Federal de Bonsucesso para o Grupo Hospitalar Conceição, uma empresa pública vinculada ao Governo Federal.

Além disso, já houve a municipalização de um dos hospitais e a transferência para a gestão da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

“Queremos que a gestão dos hospitais federais seja feita diretamente pelo Ministério da Saúde, que já investiu milhões em várias administrações e capacitou diversos profissionais em todo o Brasil. Não aceitamos qualquer modelo de gestão com viés privatista”, declarou Roberta Vitorino, enfermeira do Ministério da Saúde e dirigente sindical do Sindsprev.

Raquel Lopes, FolhapressVolta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.