Paulinho Freire (União Brasil) é eleito prefeito de Natal
Paulinho Freire (União Brasil), novo prefeito de Natal |
Com 93,75% das urnas apuradas, Paulinho teve 55,46% dos votos válidos contra 44,54% da deputada federal Natália Bonavides (PT), que entrou na disputa com o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT).
A vitória de Paulinho representa uma continuidade da gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que o apoiou e indicou a ex-secretária municipal Joana Guerra (Republicanos) como vice.
Também consolida mais uma vitória da direita em capitais do Nordeste. A região costuma dar votações consistentes ao PT em eleições presidenciais, mas teve um predomínio nas urnas de candidatos do campo conservador nas capitais.
No primeiro turno, Paulinho Freire teve 44,1% dos votos válidos contra 28,4% de Natália. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) ficou em terceiro lugar com 23,9% e se manteve neutro no segundo turno.
Paulinho Freire é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com a presença do ex-presidente no lançamento de sua candidatura, no mês de agosto. Em visita de Bolsonaro a Natal, Freire pediu o apoio de cada eleitor que tivesse “espírito patriota”.
Freire iniciou sua carreira política como vereador em Natal, foi deputado estadual e é deputado federal desde fevereiro de 2023.
Ele foi vice-prefeito de Natal de 2009 a 2016, na gestão da então prefeita Micarla de Sousa (PV). Assumiu o comando da prefeitura de 1º de novembro a 13 de dezembro de 2012, após o afastamento da então prefeita pela Justiça.
Durante a campanha, Paulinho focou suas propostas na geração de empregos e na ampliação da rede municipal de saúde, com a construção de novas unidades básicas de saúde e ampliação do horário de funcionamento das atuais.
Também trouxe pautas de costumes para a campanha visando criticar sua adversária, Natália Bonavides. No segundo turno, recebeu o apoio do senador Styvenson Valentim (Podemos).
Natália Bonavides é advogada e foi eleita deputada federal em 2018 e 2022 —na última oportunidade, foi a mais votada do Rio Grande do Norte. Ela também teve um mandato como vereadora, de 2017 ao começo de 2019, quando assumiu a vaga na Câmara.
A campanha de Natália em Natal teve as digitais do presidente Lula (PT), que participou de um comício em Natal neste segundo turno, e da governadora Fátima Bezerra (PT), engajada na campanha da aliada desde o início da campanha eleitoral.
Um dos problemas que a Prefeitura de Natal enfrenta é o avanço do mar na praia de Ponta Negra. Em setembro deste ano, a gestão do município decretou estado de emergência diante de estragos provocados pela maré alta em estruturas urbanas e privadas na orla.
De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada após relatório da Defesa Civil apontar aumento no processo de erosão no Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. Com a situação de emergência, a administração diz que vai ampliar a interdição no entorno do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.