Mulheres conservadoras viram aposta para 2026 após direita eleger mais prefeitas do que a esquerda

As eleições deste ano destacaram o papel da direita em impulsionar candidaturas femininas e projetar novos nomes para 2026. Enquanto o PT e outros partidos de esquerda enfrentaram dificuldades para eleger prefeitas e consolidar lideranças femininas de expressão — mesmo com uma ligação mais próxima aos movimentos feministas —, partidos de centro e direita conseguiram eleger a maioria das mulheres que comandarão prefeituras nos próximos quatro anos. A informação é do jornal “O Globo”.

Entre as siglas com maior número de prefeitas eleitas estão MDB (129), PSD (102), PP (89), União Brasil (88), PL (60) e Republicanos (51). O PT, com 41 prefeitas eleitas, ficou atrás do PSB, que conquistou 51 vagas.

Esse sucesso da direita reflete o esforço dos partidos em identificar mulheres com perfil conservador para disputar as eleições. No campo bolsonarista, o resultado é creditado ao “trabalho de base” liderado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do PL, e pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.