Leandro de Jesus ingressa ao MP-BA contra pintura na UFBA que retrata o diabo e o Papa Francisco no inferno: “Intolerância Religiosa”

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL)
Após uma pintura na parede da ‘varandinha’ da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba) retratar o Papa Francisco ao lado de uma figura que representa o diabo, o que gerou polêmica nas redes sociais nos últimos dias, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pedindo providências para que a imagem seja retirada e que os responsáveis pela exposição punidos pelo crime de intolerância religiosa.

No grafite, que foi publicado por um professor da instituição, uma representação do ‘diabo’ está abraçada ao líder supremo da Igreja Católica, e juntos parecem cear enquanto gargalham. Ao fundo, a imagem sugere o ‘inferno’ com pessoas caindo em chamas, enquanto o céu aparece no topo da pintura com certa distância. Abaixo, é possível ver baús com moedas de ouro e um gato no canto da ‘tela’.

Na Notícia de Fato protocolada, o parlamentar pede que o MP-BA adote as providências cabíveis “no sentido de apurar os responsáveis por esse ato de intolerância religiosa e, caso seja comprovada a violação de direitos fundamentais, que sejam tomadas as medidas legais necessárias para a reparação dos danos causados e para a prevenção de futuros atos semelhantes em espaços públicos e educacionais”.

Além disso, Leandro de Jesus também pede que sejam adotadas medidas de esclarecimento e educação sobre o respeito à diversidade religiosa dentro das universidades públicas, “de forma a evitar que atos de intolerância como o descrito se repitam, violando os princípios constitucionais da liberdade religiosa e do respeito à dignidade humana”, pontou o parlamentar que ainda solicitou ao MP que o reitor da UFBA seja notificado para que a pintura seja imediatamente retirada das dependências da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.