Além de prefeito não empossado oficialmente, município de Rafael Jambeiro tem dois presidentes da Câmara de Vereadores; entenda

O imbróglio político em Rafael Jambeiro não se limita ao fato de o prefeito Marivaldo Fernandes Serra, mais conhecido como Nalvinho (União), ter se recusado a seguir o rito da posse, como revelou o Política Livre. O clima de acirramento é tão grande que o município tem, em caráter oficial, dois presidentes da Câmara Municipal. Até a Polícia Militar precisou intervir para acalmar os ânimos, nesta sexta-feira (03).

A confusão começou na quarta-feira (01), quando ocorreu a sessão solene para a posse dos novos vereadores, eleição da Mesa Diretora e posterior posse do prefeito, nessa ordem. A chapa encabeçada pela vereadora Magna Lúcia (União), aliada de Nalvinho, foi impugnada por ter sido inscrita fora do prazo estabelecido no Regimento Interno, em decisão anunciada, segundo documento enviado pela Câmara, no dia 23 de dezembro de 2024.

Com isso, o vereador Fernando Coni (Republicanos), que é aliado da ex-prefeita Cibele Carvalho (PT), foi reconduzido à presidência do Legislativo em chapa única, mesmo Nalvinho tendo hoje maioria na Casa – dos 11 vereadores, seis são aliados do novo gestor e cinco da antecessora, que perdeu a disputa pela reeleição em outubro do ano passado.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Isabelle Carvalho (PT), que é filha da ex-prefeita, o que gerou protestos de Nalvinho. Segundo a nota enviada pela Câmara, assinada por Fernando Coni, a petista assumiu interinamente o comando da Mesa Diretora após a posse dos edis por, como determina o Regimento Interno, no seu artigo 15, ter exercido mais recentemente uma função no colegiado diretivo (ela era a 1ª secretária na legislatura passada) e por ter sido a mais votada nas últimas eleições.

Durante a sessão, conforme diversos vídeos enviados ao site, Nalvinho fez caretas, mostrou a língua e xingou os vereadores da oposição, se recusando a cumprir o juramento de posse, já sob a presidência de Fernando. Ele também tentou interferir diversas vezes na condução dos trabalhos legislativos, com gestos considerados inadequados. Em diversos momentos, o gestor chegou a ser vaiado pelo público presente.

Depois, o prefeito declarou-se empossado por intermédio de um ato extraoficial promovido pela vereadora Magna Lúcia, a mesma que teve a candidatura à presidência da Câmara indeferida. Só que é o nome da edil que aparece como presidente do Legislativo numa ata de posse publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município, bem como dos correligionários dela nos demais cargos da Mesa.

Já no Diário Oficial do Legislativo, a ata informa que Fernando Coni foi reeleito presidente da Câmara e que Nalvinho não foi oficialmente empossado. Apesar disso, o prefeito tem despachado normalmente na Prefeitura.

Hoje, um grupo de vereadores liderados por Magna Lúcia invadiu a Câmara, arrombando a porta de entrada. A vereadora ocupou a sala da presidência. O grupo de oposição fez um boletim de ocorrência e a Polícia Militar foi chamada para acalmar os ânimos. Mas o impasse parece longe de terminar em Rafael Jambeira.

 Veja vídeos:

 
Prefeito desequilibrado porque Fernando Coni foi empossado presidente da Câmara
A reação do prefeito por não aceitar a condução da posse pelo Presidente

Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.