Influenciador e empresário do ramo de carros morre após anestesia geral para fazer tatuagem em SC
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a morte. Godoi realizou o procedimento no Hospital Dia Revitalite, de acordo com a investigação.
Procurado, o responsável pelo estúdio de tatuagem informou ao g1 que Godoi morreu durante a sedação e intubação, antes do início do desenho. Segundo ele, que preferiu não se identificar, a intervenção foi feita com acompanhamento de anestesista, após exames constatarem que o empresário estava em boas condições de saúde.
O g1 entrou em contato com o anestesista e com o hospital, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Nas redes sociais, Godoi chegou a avisar aos seguidores que faria um procedimento cirúrgico.
"O que ocorreu é que, no começo da sedação e da intubação, ele teve uma parada cardiorrespiratória, que ocorreu antes mesmo de começarem a tatuar ele, que foi verificado rapidamente e chamado um cardiologista para tentar reanimar ele, infelizmente sem sucesso", diz a nota (leia a íntegra no fim do texto).
Godoi é conhecido por vender e comprar veículos de luxo no Litoral Norte de Santa Catarina. O velório e o enterro ocorrem nesta terça, na Capela do Vaticano em Itajaí.
Despedida
Amigo do empresário, Ricardo Portes conta que Godoi o ajudou a entrar no mercado de luxo do estado. Segundo ele, o empresário teve uma carreira de sucesso na área e foi eleito o maior vendedor de uma marca alemã por anos, além de ter importado veículos de luxo e exclusivos para o Brasil.
"Era um ótimo pai, marido exemplar, transbordava energia aonde chegava, muito amado pelas crianças", conta o amigo.
Ao ser questionado, no entanto, o órgão afirmou que há um parecer que orienta os profissionais sobre procedimentos de tatuagens.
Conforme o documento, assinado em 6 de junho de 2024, não há regra que proíba o profissional especializado de ministrar anestesia antes de uma tatuagem.
"É necessária a obtenção de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assinado pelo paciente ou responsável legal, contendo os principais riscos da anestesia, bem como a identificação do médico responsável pela sua realização. Como sugestão, um TCLE direcionado para o procedimento, informando que o paciente não será capaz de opinar/interagir como profissional durante a sedação/anestesia", diz o documento do CRM.
O que diz o estúdio de tatuagem
"Primeiramente o Studio de Tatuagem lamenta profundamente o falecimento do Ricardo, que além de cliente era um grande amigo do proprietário do Studio. Esclarecemos que o Ricardo iria fazer conosco um fechamento de costas com anestesia geral, sedação e intubação. Para isso contratamos um hospital particular com toda equipe, equipamentos e drogas anestésicas necessárias para a segurança do procedimento. Contratamos também um médico com especialização em anestesiologia e experiência em intubação, que teve sua documentação aprovada pelo hospital.
Foram solicitados previamente exames de sangue, que não apontaram nenhum risco explícito [para] a realização do procedimento. O Ricardo assinou o termo de consentimento de risco do procedimento. O que ocorreu é que no começo da sedação e intubação ele teve uma parada cardiorrespiratória, que ocorreu antes mesmo de começarem a tatuarem ele, que foi verificado rapidamente e chamado um cardiologista para tentar reanimar ele, infelizmente sem sucesso".
Famosos vêm optando, por exemplo, pela sedação: é o caso do cantor Igor Kannário, que decidiu "fechar o corpo" em apenas uma sessão. Ou o da influenciadora e irmã do jogador Neymar, Rafaella Santos, que tatuou um leão nas costas.
O g1 conversou com especialistas para entender as diferenças entre sedação e anestesia geral, os riscos e quando os procedimentos são indicados.
Assim como qualquer outro tipo de intervenção, a anestesia tem riscos, explica Esthael Cristina Querido Avelar, médica anestesiologista pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
"Alguns tipos de medicações fazem com que ocorra a inibição da respiração espontânea desse paciente. Quando a gente faz anestesia geral, obrigatoriamente a gente provoca isso, e se o médico, por alguma questão anatômica, não conseguir ter acesso à via aérea do paciente, tem risco de fazer uma hipoxemia ou uma falta de oxigênio nos tecidos", diz a anestesiologista, que também é coordenadora do Núcleo de Dor da Clínica Atualli Spine Care.
Além disso, a médica explica que algumas medicações podem provocar uma queda muito abrupta, dependendo da dose, da pressão do paciente e da frequência cardíaca. Por isso, o procedimento deve ser feito em um ambiente seguro e deve ser feito por um anestesista.
Por Caroline Borges, g1 SC — Florianópolis
Solidariedade
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Publicidade
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Total de visualizações de página
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
-
▼
2025
(297)
-
▼
janeiro
(297)
-
▼
jan. 21
(14)
- PF investiga propina no Pará após prisão de assess...
- Vinte e duas cidades de Mato Grosso estão em situa...
- Incêndio em estação de esqui na Turquia mata 76, e...
- Influenciador e empresário do ramo de carros morre...
- Motorista de carreta envolvida em acidente que mat...
- Operação policial em Jaguaquara apreende submetral...
- Ipiaú encerra o Natal Luz com grande celebração cu...
- PF deflagra Operação Saúde Eleitoral em Brasília e...
- Assessor parlamentar é preso com R$ 1,1 mi em Belém
- Jerônimo afirma que não vai interferir na eleição ...
- Steve Bannon critica STF e chama Moraes de nazista
- Débora Regis diz que vai resolver ‘herança maldita...
- Ciro Nogueira diz que cobrança de Lula ao centrão ...
- ‘Nós não precisamos deles’, diz Trump sobre Brasil...
-
▼
jan. 21
(14)
-
▼
janeiro
(297)
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.