Musk diz que hashtags são obsoletas e pede que usuários parem de usá-las no X

O proprietário do X (antigo Twitter), Elon Musk
Elon Musk, proprietário do X, pediu aos usuários de sua rede social que abandonem o uso das hashtags – recurso que agrega conteúdos sobre determinado assunto nas plataformas e que se tornou símbolo da cultura digital na última década ao impulsionar movimentos como o Black Lives Matter e o MeToo.

Em um tuíte de 17 de dezembro, o empresário deu a entender que a funcionalidade, popularizada principalmente pelo própria rede em sua antiga gestão, quando ainda se chamava Twitter, tornou-se obsoleta. “Por favor, parem de usar hashtags. O sistema não precisa mais delas e elas são feias”, escreveu.

Musk também compartilhou o diálogo entre um usuário da rede e a Grok, inteligência artificial integrada ao X. No registro, a IA desencoraja o uso das hashtags afirmando que elas se tornaram tão úteis quanto “uma porta de vidro em um submarino” e que “não levam você a lugar nenhum”.

Em outras publicações recentes, o empresário declarou ainda odiar o recurso e o classificou como uma “abominação”. Ele não esclareceu, porém, se a rede planejar abolir a função no futuro. O X foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às solicitações.

Adotadas formalmente pelo Twitter em 2009, as hashtags são palavras ou frases acompanhadas do sinal de cerquilha (#) e funcionam como atalhos clicáveis nas redes, reunindo postagens e discussões sobre um mesmo tópico. Ao longo dos anos, passaram a ser amplamente utilizadas em outras plataformas de mídia.

De acordo com as orientações do próprio X, seu uso facilita a exibição de posts no mecanismo de busca do site e a visibilidade de temas na lista de assuntos mais comentados da plataforma.

A evolução dos algoritmos e a adoção de IAs diminuíram, porém, a utilidade do recurso e podem explicar a posição de Musk —segundo Gabriela Gazo, pesquisadora vinculada ao MIDIARS (Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais), da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas).

“Há dez, quinzes anos, as hashtags eram fundamentais para o post ser encontrado. Atualmente, com outros elementos em jogo, elas são apenas um dos fatores, e talvez não tão essenciais”, afirma.

“Se antes um post com 10 hashtags tinha mais chance de ser visto, hoje um post com 10 hashtags corre o risco de ser ignorado tanto pelos algoritmos como por humanos, que podem considerar tratar-se de spam.”

Ela observa uma redução no uso da funcionalidade entre usuários nos últimos anos, “algo que parece comum a todas a redes (Instagram e TikTok, por exemplo)”, diz.

Já para Raquel Recuero, pesquisadora também vinculada ao MIDIARS, a investida de Musk visa o controle. “As hashtags também têm uma função antissistema, ao permitir que usuários organizem e tenham acesso a discursos para além dos algoritmos de visualização. A ideia de tentar convencê-los a não mais usá-las me parece uma tentativa de fazer com que eles não busquem conteúdos organizados de outras formas”, defende.

“É uma forma de tentar controlar o que as pessoas veem e os conteúdos aos quais elas têm acesso e interagem”, completa.

Recuero também discorda que a função esteja sendo menos usada. “Há hashtags em programas de rádio, camisetas, programas de televisão. Passaram a ser um elemento próprio da cultura, como os memes.”

Durante a década de 2010, as hashtags ultrapassaram seu sentido meramente prático e se consolidaram como ícone da era das redes sociais ao transmitir eventos políticos em tempo real e impulsionar a mobilização de movimentos sociais ao redor do mundo.

São exemplos o #ArabSpring, que reuniu apoio e informações sobre as manifestações da Primavera Árabe, em 2013; o #BlackLivesMatter, que denunciou o racismo estrutural e a violência policial, e o #MeToo, que mobilizou milhares de mulheres a quebrarem o silêncio contra abusadores sexuais.

Em 2014, o termo também ganhou entradas nos dicionários Oxford e Merriam-Webster.

Embora Musk não tenha esclarecido se as recentes declarações resultarão em mudanças concretas no X, especialistas consultados avaliam que o magnata pode implementar, futuramente, limites na inclusão de hashtags em postagens ou diminuir o alcance de publicações que usem o artifício. Nenhum deles acredita, entretanto, que elas serão totalmente extintas.

Andrei Ribeiro, Folhapress

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