Educação, diversidade e muito aprendizado: Ipiaú fortalece ensino das relações étnico-raciais

Nesta semana, coordenadores pedagógicos de Ipiaú se reuniram para dar um passo importante rumo a uma educação mais inclusiva e representativa. O encontro foi para apresentar o projeto da ERER – Educação das Relações Étnico-Raciais, um tema fundamental para construir um ensino que valoriza a diversidade e fortalece o respeito às diferenças.
A reunião, conduzida pela professora Juliana Lino, que também é Coordenadora Técnica da ERER no município, abordou a implementação da Lei 10.639/03. Essa legislação determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do ensino fundamental e médio. "Não se trata de uma nova disciplina ou matéria. A ideia é que o tema esteja presente em todas as áreas do conhecimento, sendo trabalhado ao longo do ano letivo de forma integrada", ressaltou a coordenadora.

A Coordenação Técnica Pedagógica da ERER e Educação Afrocentrada tem um papel essencial nessa missão, desenvolvendo estratégias para que a educação antirracista aconteça de fato nas salas de aula. O objetivo é ampliar o protagonismo negro, promover o respeito às diferenças e reforçar a importância da identidade cultural de cada aluno.

"A implementação desse projeto vai somar na educação dos ipiauenses, trazendo ações e projetos voltados a essa temática tão importante. O compromisso da nossa gestão é garantir uma educação mais inclusiva e que valorize a diversidade”, destacou a secretária de Educação, Erlândia Souza.

A Prefeitura de Ipiaú segue investindo na construção de uma educação transformadora, que prepara os estudantes não só para o futuro, mas também para um presente mais justo e igualitário. Porque aprender sobre diversidade e respeito é mais do que necessário – é essencial!

Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.