Tinoco rebate fala de Lula sobre queda de igreja: “Presidente é quem define recursos para preservação”
O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) criticou, nesta quinta-feira (6), as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tombamento de patrimônios históricos no Brasil, apontando que a responsabilidade pela conservação é do Governo Federal. “É o Presidente quem define os recursos orçamentários para os órgãos federais. Ou Lula assume a responsabilidade, pelo menos, de informar qual é o orçamento do Ministério da Cultura e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para restauro do patrimônio material e arquitetônico nacional ou, então, propõe o ‘destombamento’. Só não dá para transferir a responsabilidade para quem propôs o tombamento há 87 anos”, afirmou Tinoco.
A fala do vereador foi uma resposta às declarações de Lula, que, em entrevista à Rádio Metrópole, criticou o processo de tombamento no país e, ainda mais, repreendeu a falta de orçamento para manter patrimônios históricos. Segundo o presidente Lula, muitos bens tombados acabam abandonados por falta de investimentos públicos. “Tomba e a coisa vai apodrecendo, vai caindo. Então, para que tombar se não há responsabilidade?”, questionou o presidente.
O incidente que gerou a discussão foi o desabamento do teto da Igreja de São Francisco, no Pelourinho, em Salvador, ocorrido na quarta-feira (5), que resultou na morte de uma turista.
Tinoco também defendeu a necessidade de maior compromisso com a conservação do patrimônio histórico, especialmente na Bahia. “O Brasil, em especial a Bahia, precisa cuidar melhor do seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Neste caso, é preciso celeridade na apuração das causas, da responsabilidade e nas providências para indenizar a família da vítima e restaurar por completo a Igreja de São Francisco”, destacou o vereador.
Outro ponto que chama atenção no caso foi a solicitação de vistoria feita pelo frei responsável pela Igreja de São Francisco ao Iphan, dois dias antes do desabamento. A situação levanta questionamentos sobre a agilidade do Iphan em atender demandas de conservação de patrimônios históricos e sobre a necessidade de recursos adequados para manutenção preventiva desses imóveis.
Diante da tragédia, Tinoco reforçou a necessidade de responsabilização e de um planejamento mais eficaz para a preservação do patrimônio histórico. “O problema não está no tombamento em si, mas na falta de um plano efetivo e de recursos para a manutenção dessas estruturas”, pontuou, rebatendo a fala de Lula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Siga-nos
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Solidariedade
Publicidade
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Total de visualizações de página
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
-
▼
2025
(522)
-
▼
fevereiro
(92)
-
▼
fev. 06
(12)
- Tinoco rebate fala de Lula sobre queda de igreja: ...
- Ciro Gomes entra na Guerra dos Bonés: “Vão trabalh...
- Educação em Foco: Ipiaú realiza Pré-Jornada Pedagó...
- Lula reclama de ausência de Cláudio Castro em 1ª a...
- Conta de mais sete prefeituras são aprovadas
- FICCOs Bahia e SC, além da PC e PM da Bahia captur...
- BPRv prende em flagrante pessoa suspeita de tráfic...
- Trump foi eleito para governar EUA, não para manda...
- Ideia de construir 'Riviera' em Gaza remonta ao ge...
- Teixeira de Freitas: Homem de 29 anos é assassinad...
- TCU abre auditoria para avaliar prejuízo de R$ 14 ...
- Rui Costa vira alvo de cobranças da nova cúpula do...
-
▼
fev. 06
(12)
-
▼
fevereiro
(92)
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.