Por que papa Francisco terá de “reaprender a falar”

O pontífice continua internado e boatos de aposentadoria foram descartados pelo chefe do escritório doutrinário do Vaticano

O cardeal Victor Manuel Fernández divulgou, nesta sexta-feira (21), informações sobre o estado de saúde do papa Francisco. Ele, que é chefe do escritório doutrinário do Vaticano, revelou que o pontífice está recuperando lentamente suas forças no hospital, mas precisará “reaprender a falar”.

O problema é derivado da utilização prolongada de oxigenoterapia de alto fluxo.

“O papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes”, declarou Fernández, durante apresentação de um novo livro de Francisco sobre poesia.

O cardeal aproveitou para descartar especulações de que Francisco se aposentaria e reafirmou que ele está voltando a ser o que era antes.

O papa tem de 88 anos e está hospitalizado há cinco semanas. Ele sofre de pneumonia dupla. Durante o período de internação, o Vaticano divulgou apenas um breve áudio da fala do pontífice, no dia 6 de março, quando sua voz estava quase inaudível, pela falta de fôlego do papa.

Na última atualização de saúde, divulgada nesta sexta (21), o Vaticano destacou que a condição do papa permaneceu estável com “pequenas melhorias na respiração e na mobilidade”.

O Vaticano também confirmou que Francisco não vem utilizando ventilação mecânica para auxiliar na respiração à noite desde segunda-feira (17). Porém, recebe oxigênio por intermédio de uma pequena mangueira sob o nariz durante a maior parte do tempo.
Incógnita sobre alta hospitalar

Não há informações oficiais sobre quando ele deixará o hospital. Fernández disse não saber se ele receberá alta a tempo para a Páscoa, que será celebrada em 20 de abril.

“Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza porque ele acredita que, com o pouco tempo que lhe resta, ele quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo”, afirmou Fernández.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.